Um caminhão caiu no cais do Porto de Paranaguá na manhã desta segunda-feira (10), após ser puxado por acidente por um barco rebocador. O veículo, da empresa Semape, contratado pela Wilson&Sons, era usado para carregamento e descarregamento de cargas e transportava cinco tambores de óleo lubrificante e uma escada. Uma fita usada para a movimentação da carga ficou presa no barco rebocador, que, quando zarpou, puxou o caminhão e o jogou no mar. O acidente aconteceu no berço 205 do Porto. O motorista do caminhão conseguiu sair do veículo antes de ele afundar e sofreu apenas ferimentos leves.
Equipes coordenadas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) ainda trabalhavam para a retirada do veículo por volta das 17 horas. O início da operação ocorreu somente depois que a maré baixou.
Os tambores também caíram no mar com o acidente, mas não sofreram avarias. Eles já foram retirados e, de acordo com a assessoria da APPA, não há risco de vazamento. Cada tambor comporta 200 litros de óleo lubrificante. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acompanham a operação.
Há a possibilidade de vazamento do combustível do caminhão, que continha cerca de 60 litros de óleo diesel. Uma empresa especializada em acidentes ambientais e equipe de prontidão da APPA estão no local. Eles instalaram barreiras de contenção que absorvem o óleo em caso de vazamento. Não há sinal de vazamento até o momento.
As equipes estão seguindo procedimento da APPA para manuseio de produtos derivados de petróleo na área do cais. Foi aberta uma sindicância para apurar as responsabilidades no acidente.