Campanha de prevenção ao câncer de pele acontece amanhã, dia 5, em Guarapuava

Guarapuava – A campanha, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, ocorre amanhã em todo o Brasil. Em Guarapuava, o atendimento será prestado das 8 horas às 16 horas no Consórcio Intermunicipal de Saúde Guarapuava/Pinhão (Cisgap), localizado na Rua Getúlio Vargas, 1523, antigo “Postão”, próximo à agência dos Correios.

Cinco dermatologistas estarão à disposição da população, além de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros e psicólogos. Os profissionais se revezarão durante o dia todo para atender os interessados, que receberão orientação sobre como prevenir o câncer de pele. Também haverá triagem das pessoas que queiram se submeter a exames para a detecção da doença.

“Caso seja constatado algum problema, a pessoa será encaminhada para consulta de forma gratuita”, informa a dermatologista Iara Vieira, que fará parte da equipe que prestará o atendimento de forma gratuita. Ela destaca também que o atendimento não será prestado a qualquer problema dermatológico. “As atividades estão voltadas apenas para o câncer de pele”, ressalta.

Na campanha realizada ano passado em todo o país, do total de pessoas examinadas, 65,4% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 indivíduos, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram melanomas malignos – considerado o câncer da pele mais perigoso.

Foto: Iara Viera faz parte da equipe que prestará atendimento a população

Relacionadas

VACINA CHEGANDO

Regional de Saúde de Irati recebe 920 doses da vacina de Oxford

VACINAÇÃO DA COVID-19

Profissionais da saúde da rede privada já podem se vacinar

COVID-19

Saúde confirma mais duas mortes em Guarapuava

Comentários