Campanha de vacinação contra gripe e sarampo segue até 31 de agosto

As doses da vacina contra a gripe estão disponíveis para a população em geral. Já contra o sarampo, a oferta é para o público de 20 a 49 anos

Campanha de vacinação contra gripe e sarampo segue até 31 de agosto (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Guarapuava continua atuando na prevenção contra o sarampo, seguindo a campanha nacional até 31 de agosto. Até o momento, os números locais apontam uma cobertura de 50%. As doses da vacina contra a gripe também seguem disponíveis para a população em geral.

Contra o sarampo, a oferta é para o público de 20 a 49 anos. Para se vacinar, basta procurar uma UBS de segunda à sexta. No Cisgap também há oferta, com exceção nas quintas, quando são aplicadas somente doses de BCG. Quando for se imunizar, tenha em mãos a carteirinha de vacinação, um documento com foto e cartão SUS.

DADOS DE VACINAÇÃO

Na prevenção contra a gripe, mesmo após o término da campanha, em junho, quando Guarapuava já havia ultrapassado a meta de 90% de cobertura, a continuidade de oferta das doses remanescentes abertas à população em geral fez os números de Guarapuava ultrapassarem a cobertura de 100% em diversos grupos prioritários. É o caso das crianças de seis meses a dois anos, trabalhadores da saúde, puérperas e idosos.

De acordo com o secretário de Saúde, Jonilson Pires, as ações de intensificação foram fundamentais para atingir esses índices. “Com apoio das instituições de ensino superior como a Unicentro, Guairacá e Campo Real, fizemos muitas campanhas com o sistema volante ou sistema de plantão aos sábados. E isso contribuiu também com o enfrentamento à covid-19, já que nos casos em que a pessoa está vacinada contra a gripe, conseguimos identificar mais rápido o novo coronavírus, e assim, dar o encaminhamento correto ao paciente”.

Conforme a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, o sarampo é uma doença altamente contagiosa, mas que é imunoprevenível, ou seja, que pode ser evitada através da vacina. “Enfatizamos à população que se protejam, que procurem nossos pontos de vacinação para que consigamos evitar novos casos da doença na cidade”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MEIO AMBIENTE

Audiência pública apresenta sugestões sobre resíduos sólidos dia 30/09

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

ACIDENTE DE TRABALHO

Idoso morre ao ser atingido por tronco de pinus em Guarapuava

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com