22/08/2023
Cotidiano

Campanha em prol de adolescente com doença rara mobiliza guarapuavanos

imagem-53148

O caso de um adolescente da região Centro-Oeste do Paraná vem mobilizando guarapuavanos e moradores da região. Everton Kruger, de 16 anos, foi diagnosticado com Anemia Aplástica Grave, uma doença que atinge 5 a cada 1 milhão de pessoas. A doença autoimune, que ocorre no interior da medula óssea, faz que o corpo pare de produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, estimulando o cansaço excessivo, palidez, taquicardia, tontura, febre e imunidade baixa.

O rapaz, que mora em Rio Bonito do Iguaçu, na divisa com Laranjeiras do Sul, precisa encontrar um doador compatível para um transplante de medula óssea, que é o único tratamento disponível para amenizar os traços da doença. Mesmo na fila de espera para o transplante, a família criou uma página no Facebook pedindo o apoio da população para que façam o exame de compatibilidade e as chances de sobrevida do jovem aumentem. 

Além disso, enquanto o doador não é encontrado, para aliviar os traços da doença, ele faz transfusões de sangue a cada 15 dias através do Banco de Sangue de Cascavel.

Quem quiser fazer o exame para conferir se é compatível com Everton, basta procurar o Hemocentro de Guarapuava (Rua Afonso Botelho, nº 134, Bairro Trianon. Fone: (42) 36222819 ou (42) 36223790) ou o Hemocentro de Cascavel (Rua Avaetés, nº 370, Bairro Santo Onofre. Fone (45) 3226-4549).

Para fazer o teste, é necessário levar um documento com foto, ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. Não precisar estar em jejum. Qualquer tipo de sangue serve. Este exame não é específico para ele, é em caráter universal, porém se for compatível com o de Everton, o doador será chamado para exames complementares e, em seguida, seguirá para o transplante.

Foto/reprodução: Facebook

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.