Começou nesta segunda (8) a campanha nacional de vacinação com foco na prevenção da poliomielite e a multivacinação. Desse modo, conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, os pais ou responsáveis de crianças entre seis meses e quatro anos já podem procurar pelas doses da vacina em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava.
O imunizante da polio é aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade em doses injetáveis. Com um grupo-alvo de mais de 14 milhões de crianças, a campanha disponibilizará todas as doses, além do reforço, em gotas, para todas crianças de um a quatro anos que já tomaram as três primeiras doses.
No ano passado, menos de 70% do público-alvo foi vacinado. Contudo, neste ano, nem metade das crianças que precisam tomar a primeira dose da vacina procuraram os postos de saúde.
A polio está erradicada no Brasil há mais de 30 anos. Contudo ela voltou em países como Israel e Moçambique, o que acendeu um alerta. Conforme a Organização Panamericana de Saúde, se a cobertura vacinal não ultrapassar 95%, a poliomielite poderá reaparecer
LARANJEIRAS DO SUL
Em Laranjeiras do Sul a os pais das crianças que fazem parte do grupo-alvo podem procurar pela vacina em todas as unidades de saúde. As UBS’s vão atender das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Além disso, ocorrerá a multivacinação, que vale para todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos.
De acordo com a Saúde, a ideia é atualizar a carteirinha de vacinação. Todas as vacinas do calendário de rotina previstas pelo Ministério da Saúde estarão disponíveis. Dentre elas, doses de Influenza, covid, pentavalente, meningo C, HPV, febre amarela, entre outras.
DIA D
A Campanha de Vacinação Contra Pólio e Multivacinação também terá o “Dia D” em Laranjeiras do Sul, possibilitando mais uma alternativa, para as pessoas com vacinas atrasadas atualizarem o documento. Conforme a Saúde do município, a ação será no dia 20 de agosto, das 8h às 17h, em todas as Unidades de Saúde.
PRUDENTÓPOLIS
Em Prudentópolis, a campanha também começou nesta segunda (8) e deve seguir o calendário nacional. O público-alvo para a poliomielite no município são crianças de um ano a menores até cinco anos de idade. Já o foco da multivacinação são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos.
Por fim, a Saúde do município ressalta a importância de procurar a unidade de referência mais próxima, bem como, levar a carteirinha de vacinação.
Leia outras notícias no Portal RSN.