A Escola de Educação em Direitos Humanos da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná lança na próxima terça feira (11) a campanha “Tecnologia e Dignidade Humana 2014 – Paraná”. O lançamento marca o Dia Internacional da Internet Segura, que acontece em mais de 100 países, promovendo ações como orientações e diálogos com os filhos, palestras para crianças e adolescentes e denúncias de crimes e abusos na internet.
A campanha foi decidida no Fórum Mundial de Direitos Humanos, realizado em Brasília, de 10 a 12 de dezembro de 2013, e visa o fortalecimento das ações realizadas pelas instituições componentes do Comitê de Tecnologia e Dignidade Humana, em torno da conscientização sobre o uso responsável e seguro das tecnologias pelo cidadão paranaense, afirma Cineiva Campoli Paulino Tono, do Comitê de Educação em Direitos Humanos da Secretaria da Justiça.
O objetivo da campanha é “promover ações que ajudem a garantir mais liberdade, segurança e cidadania na internet. Vamos unir esforços para assegurar os direitos humanos do cidadão paranaense na rede mundial de computadores”, explica Cineiva. No Paraná, a ação é interinstitucional e conta com a participação de diversas secretarias de Estado, universidades e escolas públicas e particulares, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras instituições.
A campanha faz parte de uma série de ações realizadas no Estado, sob o marco do “Movimento Nós Podemos Paraná”, que mobiliza ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Esta campanha contribui para o alcance do ODM 8: “Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”.
Como integrante desse movimento, desde 2011 a Secretaria da Justiça vem desenvolvendo atividades de informação e formação para o uso responsável e seguro das tecnologias de informação e comunicação com o objetivo de contribuir para a garantia dos direitos humanos na internet. Para isso, são realizados seminários e círculos de diálogos e a criação de comunidades de aprendizagem e prática na área de tecnologia e dignidade humana no Paraná.
O lançamento da campanha “Tecnologia e Dignidade Humana 2014 – Paraná”, no Dia Internacional da Internet Segura (11) será às 14 horas, Rua Almirante Tamandaré, 1133, bairro Alto da Rua XV, em Curitiba. O evento segue até às 17 horas, com exposições sobre o tema “Efeitos do uso das tecnologias de informação e comunicação”.