22/08/2023
Cotidiano Educação Guarapuava

Campo Real apresenta projeto de revitalização da Estrada do Guairacá

A primeira fase do projeto técnico foi apresentada para a Comissão da Câmara de Vereadores e representantes da comunidade

Campo Real apresenta projeto de revitalização da Estrada do Guairacá (Foto: Divulgação/Campo Real)

Alunos de Engenharia Civil da Faculdade Campo Real apresentaram a primeira fase do projeto técnico de revitalização da Estrada do Guairacá. O trabalho é resultado de uma parceria e conta com o apoio da vereadora Professora Terezinha. Ela é presidente da Comissão da Estrada na Câmara de Vereadores de Guarapuava. O Coletivo Juntos Pela Estrada também é parceiro no projeto.

De acordo com Antonielle, acadêmica do 6º período de Engenharia Civil da Campo Real, esse projeto é “de grande importância econômica para a Região”. Isso porque, vai gerar “a valorização dos terrenos e das atividades da agricultura e do turismo local. Além disso, as pessoas vão ter mais segurança para se deslocar, contribuindo assim com o desenvolvimento da cidade”.

Nesta etapa, alunos e docentes fizeram uma série de visitas técnicas no local para ter um levantamento altimétrico da topografia. Assim, esse material é um primeiro passo rumo à revitalização da estrada que faz ligação da área urbana de Guarapuava ao Distrito do Guairacá. Por ela, também é possível chegar ao Parque Ambiental onde está o Salto São Francisco – uma das mais importantes belezas naturais da Região.

PROJETO TÉCNICO

A obra de alargamento e adequação nos 50 quilômetros de extensão deve garantir condições de tráfego de veículos nas duas direções (faixas). Ademais, o trajeto também contará com sinalização, redutores de velocidade em pontos de atenção, área de acostamento seguro para pedestres e pista para ciclistas.

Conforme a Campo Real, isso tudo deve estar previsto no projeto técnico. Os próximos passos do projeto serão a implantação em 3D e a elaboração do orçamento, que deverá apontar o valor a ser gasto. A partir daí, deve-se buscar os recursos necessários para concretizar a obra.

DEMANDA ANTIGA

A revitalização deve ocorrer depois de uma longa luta e pedidos pela atenção da gestão pública para com os moradores do Distrito do Guairacá. Neste mês, a Prefeitura de Guarapuava iniciou obras de recape asfáltico na estrada Benedito de Paula Louro, conhecida como Estrada do Guairacá.

O trecho, conforme moradores, tem muito tráfego de veículos como caminhões carregados, carros e pedestres. Isso deixa o local perigoso também pela falta de sinalização.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

Desculpe, não encontramos nenhuma postagem disponível.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.