Campo Real compra prédio histórico e abre campus em Irati

Campus do Centro Universitário Campo Real será no antigo prédio da Escola Sagrado Coração e as atividades do ensino superior começam em 2021

Campo Real compra prédio histórico e abre campus em Irati (Foto: Ascom/Campo Real)

O Centro Universitário Campo Real, sediado em Guarapuava, expande as atividades e anuncia um campus em Irati. A compra da área das antigas instalações do Colégio Sagrado Coração foi consolidada nessa terça (16). A restauração, reformas internas e ampliação do prédio histórico começam já nesta quarta (17). Todavia, a arquitetura original será preservada.

Conforme o reitor Edson Aires, este será o primeiro campus da Instituição, cujas atividades serão iniciadas em 2021. “O plano de expansão da Campo Real fará com que possamos levar ainda mais conhecimento para mais Regiões, exercendo o nosso papel social e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento local. A parceria trará mais oportunidades para a comunidade de Irati e Região, com a qualidade de ensino da nossa instituição que todos já conhecem”.

Reitor, professor Edson Aires (Foto: Ascom/Campo Real)

OS CURSOS

De acordo com o reitor, cinco cursos iniciais poderão ser implantados. Entre eles, estão os cursos de Direito, Administração e Engenharia Civil. Outros dois podem ser Enfermagem e Biomedicina. Estas propostas, segundo ele, estão sendo amadurecidas.

Conforme disse o prefeito Jorge Derbli, o investimento marca a realidade do Município. “Mais que o conforto dos alunos de Irati poderem evitar o deslocamento aos outros campis, a nova universidade terá impacto regional em todos os municípios que compõem a Amcespar, e formará profissionais que poderão atuar inclusive em Irati e Região”.

HISTÓRICO

No início de março de 1952, a Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria enviou um grupo de sete irmãs da província de Campinas a Irati. Conforme a prefeitura, a ideia era a instalação da primeira casa da congregação no Paraná.

Assim, as irmãs chegaram ao município no dia 6 de março e se dirigiram à comunidade de Riozinho. Lá estava em construção o Seminário da Ordem dos Franciscanos. Foram recebidas com muitos festejos e se instalaram numa casa de madeira junto ao seminário, doada também pela família Anciutti.

Porém, no dia seguinte, as irmãs fundaram a Escola Sagrado Coração, sendo a Irmã Martha Inacarato Bueno a professora da primeira turma. Conforme o relato histórico, era uma classe multisseriada que se iniciou com apenas oito alunos de 1ª, 2ª e 4ª séries. Contudo, pouco tempo depois, a escola passou a receber alunos de diversas comunidades próximas e o número de estudantes aumentou.

De acordo com o histórico, em 1955, as irmãs transferiram residência para o novo prédio e a escola passou a funcionar em amplas instalações, havendo regime de internato para meninas residentes em comunidades distantes onde não havia escola.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

OPORTUNIDADE

Que tal fazer um semestre em três semanas? Corre no CCBEU

ATÉ 10 DE JULHO

UTFPR tem 148 vagas em 4 cursos em Guarapuava pelo Sisu

DEFINIDO

MEC anuncia novas datas para provas do Enem 2020

Comentários