22/08/2023
Educação Região

Campo Real compra prédio histórico e abre campus em Irati

Campus do Centro Universitário Campo Real será no antigo prédio da Escola Sagrado Coração e as atividades do ensino superior começam em 2021

Campo Real anuncia campus em Irati (8)

Campo Real compra prédio histórico e abre campus em Irati (Foto: Ascom/Campo Real)

O Centro Universitário Campo Real, sediado em Guarapuava, expande as atividades e anuncia um campus em Irati. A compra da área das antigas instalações do Colégio Sagrado Coração foi consolidada nessa terça (16). A restauração, reformas internas e ampliação do prédio histórico começam já nesta quarta (17). Todavia, a arquitetura original será preservada.

Conforme o reitor Edson Aires, este será o primeiro campus da Instituição, cujas atividades serão iniciadas em 2021. “O plano de expansão da Campo Real fará com que possamos levar ainda mais conhecimento para mais Regiões, exercendo o nosso papel social e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento local. A parceria trará mais oportunidades para a comunidade de Irati e Região, com a qualidade de ensino da nossa instituição que todos já conhecem”.

Reitor, professor Edson Aires (Foto: Ascom/Campo Real)

OS CURSOS

De acordo com o reitor, cinco cursos iniciais poderão ser implantados. Entre eles, estão os cursos de Direito, Administração e Engenharia Civil. Outros dois podem ser Enfermagem e Biomedicina. Estas propostas, segundo ele, estão sendo amadurecidas.

Conforme disse o prefeito Jorge Derbli, o investimento marca a realidade do Município. “Mais que o conforto dos alunos de Irati poderem evitar o deslocamento aos outros campis, a nova universidade terá impacto regional em todos os municípios que compõem a Amcespar, e formará profissionais que poderão atuar inclusive em Irati e Região”.

HISTÓRICO

No início de março de 1952, a Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria enviou um grupo de sete irmãs da província de Campinas a Irati. Conforme a prefeitura, a ideia era a instalação da primeira casa da congregação no Paraná.

Assim, as irmãs chegaram ao município no dia 6 de março e se dirigiram à comunidade de Riozinho. Lá estava em construção o Seminário da Ordem dos Franciscanos. Foram recebidas com muitos festejos e se instalaram numa casa de madeira junto ao seminário, doada também pela família Anciutti.

Porém, no dia seguinte, as irmãs fundaram a Escola Sagrado Coração, sendo a Irmã Martha Inacarato Bueno a professora da primeira turma. Conforme o relato histórico, era uma classe multisseriada que se iniciou com apenas oito alunos de 1ª, 2ª e 4ª séries. Contudo, pouco tempo depois, a escola passou a receber alunos de diversas comunidades próximas e o número de estudantes aumentou.

De acordo com o histórico, em 1955, as irmãs transferiram residência para o novo prédio e a escola passou a funcionar em amplas instalações, havendo regime de internato para meninas residentes em comunidades distantes onde não havia escola.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.