Câncer Center terá equipamento de diagnóstico mais moderno do Brasil

Trata-se de um Pet-CT Digital, cujo exame pode dimensionar com precisão a extensão da doença em cada paciente com câncer

Câncer Center terá equipamento de diagnóstico mais moderno do Brasil (Foto: Divulgação)

O Câncer Center de Guarapuava vai contar com um dos mais sofisticados equipamentos para o diagnóstico da doença. Trata-se de um Pet-CT Digital, o primeiro e mais moderno do Brasil. De acordo com o hospital, o exame pode dimensionar com precisão a extensão da doença em cada paciente. E assim identificar as melhores opções de tratamento.

Conforme as especificações do equipamento, por ser digital, oferece recursos ainda mais avançados de ‘software’. Dessa forma, potencializa a certeza do diagnóstico, pois tem a capacidade de identificação das células com pequenas alterações. De acordo com o Câncer Center, está sendo feito um investimento de R$ 12 milhões.

Os incentivos partem dos governos estadual, federal e do Hospital São Vicente. Entretanto, a origem são indicações parlamentares dos deputados federais Toninho Wandscheer, Zeca Dirceu, Giacobo e Leandre. Além das indicações dos deputados estaduais Artagão de Mattos Leão, Cristina Silvestri e Estacho. Todavia, o valor agora será empenhado. Em seguida haverá licitação. Assim, prevê-se que o equipamento estará disponível para os pacientes nos primeiros meses de 2021.

O CÂNCER CENTER

O Câncer Center iniciou as atividades em Guarapuava, no dia 31 de julho de 2020, com sessões de hormonioterapia. Entretanto, o serviço ambulatorial que ocorria no Hospital São Vicente migrou por completo no dia 18 de agosto. Assim, a nova unidade já atende consultas, infusão de quimioterapia e atendimento multidisciplinar.

De acordo com a hospital, até a quarta semana de setembro, a unidade atendeu 251 pacientes para procedimentos de quimioterapia endovenosa. Outros 159 pacientes tiveram medicações intramusculares e subcutânea. Para medicações orais já são 386 pacientes. Além de 392 consultas da oncologia cirúrgica, e 214 consultas de oncologia clínica. Porém, no total já são 1.620 atendimentos somados aos procedimentos ambulatoriais como curativos, biópsias e consultas de enfermagem.

OS NÚMEROS

Infusões de quimioterapia ambulatorial- 226
Quimioterapia e hormônio terapia oral – 336
Medicações IM-SC – 159

CONSULTAS

Oncologia clínica – 32
Oncocirúrgica – 419
Consultas Hematologia – 84
Consultas Urologia – 52

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NOVO BOLETIM

Guarapuava confirma 16 novos casos de covid-19 em 24h

INSTABILIDADE

Fim de semana deve ser de tempo instável em Guarapuava

DIA DE FOLGA

Dia do Servidor Público terá ponto facultativo em Guarapuava

Comentários