Um painel promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e pelo Ministério Público em Guarapuava revelou as propostas de cada candidato a prefeito para o setor.
O evento aconteceu na noite dessa quarta-feira (12) no Instituto Educacional Dom Bosco e promoveu a discussão de políticas públicas que assegurem os direitos das crianças e adolescentes do município. O painel comemorou os 22 anos da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. O encontro teve a participação de lideranças, pessoas da comunidade, do promotor da Vara da Infância e Juventude, Regis Rogério Sartori, da juíza Rafaela Zarpelon e do Padre Dácio Bona, diretor do Instituto Dom Bosco, onde o evento foi realizado.
Candidato pela coligação Bons ventos Guarapuava, Antenor Gomes de Lima (PT) lembrou que a escola integral e o Programa dos Centros Integrados de Educação e Lazer, que são as escolas abertas em tempo integral à comunidade, são fundamentais para a formação da criança e adolescente. Antenor ressaltou que no contra-turno da escola, a criança poderá ter atividades lúdicas atreladas a formação profissional com a ampliação do Programa Projovem Adolescente. "Temos críticas pontuais a execução desse programa em Guarapuava. Os adolescentes poderiam ter cursos profissionalizantes junto com as atividades lúdicas", afirmou Antenor.
Após assinar o Termo de Compromisso, Antenor lembrou que as crianças e adolescentes são vítimas do tráfico e que não o fazem por escolha. Nas considerações finais lembrou do caso do menino Joilson que foi espancado até a morte por um promotor do estado em São Paulo por roubar uma corrente de ouro. O candidato disse que assinar o termo de compromisso com o Comdica representa sua historia de vida.
O candidato a prefeito em Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS), da coligação Aliança para o Progresso, comprometeu-se em dar atenção especial às políticas públicas da criança e do adolescente “Vamos oferecer condições reais de desenvolvimento para as crianças e adolescentes que representam o futuro da nossa cidade, através de políticas públicas efetivas que irão proporcionar qualidade de vida e bem estar”, afirmou Cesar Filho.
O candidato também falou sobre a importância de desenvolver políticas públicas que priorizem defesa, proteção e educação às crianças. “Como deputado estadual tive oportunidade de encaminhar emendas à praticamente todas as instituições que prestam assistência às crianças e adolescentes em nossa cidade, isso demonstra o nosso comprometimento com nossas crianças e adolescentes ”, disse Cesar Filho, lembrando também de projetos de sua autoria, como a Lei de incentivo ao esporte. “Através do esporte podemos proporcionar meios de afastar as crianças e adolescentes das ruas, do crime e da violência”.
As escolas em tempo integral, ampliação de vagas nas creches, qualificação profissional, incentivo ao primeiro emprego e combate às drogas foram alguns dos temas abordados por Cesar Filho. “Essas são apenas algumas propostas para que juntos possamos fazer Guarapuava avançar efetivamente”. Para encerrar o evento, Cesar Filho assinou um termo de compromisso no qual se comprometeu com as políticas públicas para as crianças e adolescentes. “Estamos aqui para assumir um compromisso com a sociedade. Vamos manter um diálogo permanente com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Criança e Adolescente”, anuncia o candidato.
Segundo a sua assessoria de imprensa, Fabio Martins Ribas (Guarapuava cada vez melhor) ressaltou a importância de eventos que busquem discutir medidas que visem a melhorias para a sociedade, em especial quando esses benefícios são voltados para as crianças, e destacou o trabalho que é desenvolvido por Rita Felchak, candidata a vice-prefeita em sua coligação. “A Rita faz um trabalho social através da arte com crianças e jovens da nossa cidade há muitos anos, afastando-os do caminho ruim. Por isso, tenho a honra de tê-la ao meu lado,” afirmou.
O candidato frisou que embora muito ainda precise ser feito com relação às políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, várias ações já estão sendo desenvolvidas por todas as esferas governamentais. “Não podemos achar que nada está sendo feito. Claro que ainda precisamos fazer muita coisa, mas devemos pensar em ações efetivas que promovam melhorias. Também devemos investir em projetos que contem com a participação da iniciativa privada, como o que já acontece em Guarapuava, em uma parceira entre a Prefeitura e a Repinho. Devemos ampliar essas parcerias para atender um número maior de crianças”, enfatizou Fabio.
Ele também falou sobre diversos pontos de seu plano de governo que contemplam as crianças e os adolescentes em setores como educação, saúde, assistência social e geração de emprego. Fabio se comprometeu ainda a trabalhar em prol da ampliação da estrutura do Conselho Tutelar em Guarapuava. “Sou pai e sei como é importante a atenção às crianças. Precisamos dar mais estrutura para que o Conselho Tutelar consiga aumentar o seu número de atendimentos,” disse.
Ao final do evento, Fabio entregou cópias do seu plano de governo para as autoridades presentes.
O candidato do PSC, Jauri Gomes, que participou do evento, não divulgou as suas propostas à imprensa.