Candói adere à campanha nacional de combate ao trabalho infantil

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é celebrado nesta sexta (12). Entretanto, em Candói as ações contrárias ao trabalho infantil são constantes

Candói adere à campanha nacional de combate ao trabalho infantil (Imagem: Divulgação)

*Reportagem com vídeo

Candói está vivendo a  Semana de Combate ao Trabalho Infantil, lançada pela Secretaria de Assistência Social numa adesão à campanha nacional. De acordo com a Prefeitura, a campanha tem como objetivo contribuir para uma mudança de cultura, mostrando que o trabalho infantil existe e precisa ser eliminado, para que crianças e adolescentes possam brincar e estudar.
Já em nível nacional o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) alerta para os riscos desse crime aumentar diante dos impactos da pandemia.

Conforme o Fórum, entre as ações, os rappers Emicida e Drik Barbosa lançaram música inédita sobre o tema, intitulada “Sementes”, nos aplicativos de streaming. Um videoclipe está no canal de Youtube do Emicida.
De acordo com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Candói trabalha intensamente para conter a evasão escolar e combater o trabalho infantil. Assim, em 2019 foram feitas diversas ações com as famílias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Houve o envolvimento de  crianças e adolescentes do antigo PETI. Porém, neste ano por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as ações estão suspensas.

TRABALHO INFANTIL NO BRASIL

Mesmo proibido no Brasil, o trabalho infantil atinge pelo menos 2,4 milhões de meninos e meninas entre 5 e 17 anos. Os números são da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2016, do IBGE.

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e do Direitos Humanos (MMFDH), em 2019, das mais de 159 mil denúncias de violações a direitos humanos recebidas pelo Disque 100, cerca de 86,8 mil tinham como vítimas crianças e adolescentes. Desse total, 4.245 eram de trabalho infantil.

SERVIÇO

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é celebrado nesta sexta (12). Em Candói, as denúncias podem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social pelo telefone (42) 3638-1566, Conselho Tutelar no (42) 3638-1939 de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, Ministério Público do Trabalho ou Disque 100.

*Conheça a música Sementes no vídeo abaixo.

Relacionadas

LUTO

Morre aos 88 anos em Guarapuava, o médico Ubirajara Azevedo

NOVOS CASOS

Saúde confirma dois novos casos de covid-19 em Guarapuava

CALORÃO EM GUARAPUAVA

Altas temperaturas marcam o 1º fim de semana da Primavera

Comentários