22/08/2023
Política

Candói viabiliza R$ 773 mil para construir Unidade Básica de Saúde

A Prefeitura de Candói está viabilizando junto ao Governo Federal R$ 773 mil para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde – UBS. O município acaba de ser habilitado para receber investimentos do Governo Federal para a obra. A iniciativa faz parte do plano de investimentos do Pacto Nacional da Saúde, lançado no mês de julho pela presidenta Dilma Roussef, que tem como principal objetivo melhorar o atendimento na atenção básica em saúde para a população.

As obras de construção, reforma ou ampliação de Unidades Básicas de Saúde estão no pacote de ações do pacto, que contemplam desde a formação e contratação de médicos e profissionais de saúde para o interior, até a reestruturação do SUS.

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) acompanhou a solicitação dos municípios junto ao Ministério da Saúde e para o parlamentar, a conquista é fruto de muito esforço. “Estou muito feliz em participar dessa vitória. Os municípios do Paraná irão receber investimentos e melhorias na atenção básica, o que significa mais trabalho de prevenção e mais saúde para a população. O povo de Candói pode sempre contar com meu apoio nessas conquistas”, ressaltou.

 Para o prefeito Gelson Kruk da Costa (PT) o investimento é importante para o município, pois contribuirá para melhorar o atendimento o setor da Saúde à população. “Essa conquista vai fazer muita diferença pra saúde do nosso município. Vamos iniciar as obras o quanto antes e assim poderemos atender muito melhor a população de Candói”, disse Gelson.

O deputado estadual Professor Lemos enfatiza que “Candói está vivendo um momento excelente na atual gestão, com avanços na agricultura, na recuperação das estradas, em obras, na saúde, educação, esportes e assistência social, temos certeza que o povo só tem a ganhar”, destacou o deputado.

O Ministério da Saúde também está disponibilizando, para os municípios que foram beneficiados com obras de construção, alguns modelos de projetos. Os interessados podem acessar:  http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_requalifica_ubs.php

CADASTRO 

Os municípios têm o prazo de nove meses, a contar a partir da data do pagamento da primeira parcela do incentivo financeiro, para a emissão da ordem de início de serviço e inserção no Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB), cujo acesso encontra-se disponível no link:http://dab2.saude.gov.br/sistemas/sismob/index.php

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo