22/08/2023


Paraná

Cantoritiba começa nesta sexta

imagem-114958

Da Redação, com Assessoria

Curitiba – O Cantoritiba começa nesta sexta feira (15), reunindo mais de 1.200 coristas de diversas regiões do País. A abertura oficial acontece no Memorial de Curitiba, a partir das 20h, e contará com participação especial das crianças e adolescentes do projeto Espaço Vida e Música, uma iniciativa sociocultural que atua no desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio do ensino de música.

O diretor de produção do 3º Festival Internacional de Corais de Curitiba, Hélcio Pimentel, conta que a abertura é o cartão de boas-vindas da cidade aos 32 coros que participarão do evento. “Resolvemos trazer o projeto Espaço Vida e Música para mostrar o lado mais humano da música. Como ela pode mudar vidas e fazer as pessoas mais felizes”.

Além da abertura, o fim de semana também contará com as apresentação da mostra não-competitiva do festival. Essa modalidade traz performances dos corais no "modelo europeu", no qual os grupos não competem entre si, mas são avaliados individualmente, por uma equipe de curadores.

A primeira categoria será a de música erudita e gospel e ocorrerá às 14h do sábado (16), no Teatro Paiol. A segunda será a de música popular (avançado) e acontecerá às 20h do mesmo dia, na Capela Santa Maria. E, terminando a mostra não-competitiva, a categoria de música popular (iniciante), às 19h de domingo (17), no Teatro Paiol.

O evento prossegue com oficinas de canto e regência, tanto para iniciantes quanto para coristas mais experientes. Nos dias 23 e 24 acontece a mostra competitiva, com disputa entre corais. "É uma competição parecida com a que vimos em filmes, como Mudança de Hábito. As apresentações são momentos inesquecíveis, tanto para os coristas, quanto para o público", destaca Hélcio Pimentel.

Mais informações: www.cantoritiba.com.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo