22/08/2023


Geral

Carli Filho é lembrado durante protesto popular em Curitiba

imagem-54186

O ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, foi lembrado na noite desta segunda feira (17) durante protesto popular que tomou as principais ruas de Curitiba. Cartazes traziam a inscrição de protesto contra a demora do julgamento do ex-deputado, acusado de matar duas pessoas durante acidente de trânsito em 2009.

O protesto em Curitiba começou de forma pacífica, mas um grupo de manifestantes seguiu para o Centro Cívico e tentou invadir a sede do governo, o que gerou um tumulto por volta das 22 horas. Ao menos uma pessoa ficou ferida após a confusão e há registro de prisões feitas por policiais à paisana.

 

O ato na capital paranaense fez parte de uma série de manifestações pelo Brasil, que incluíram algumas das maiores cidades do país, como o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

 

Protestos

 

Os protestos que reuniram cerca de 250 mil pessoas em todo o Brasil nesta segunda-feira (17) terminaram em confusão em outras capitais do Brasil.

Um dos casos mais graves aconteceu no Rio de Janeiro, onde um grupo tentaram invadir a Assembleia Legislativa do estado. Depredações foram registradas e policiais ficaram feridos.

Em São Paulo, um grupo menor tentou invadir o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, e teve que ser contido pela Polícia Militar.

Já em Belo Horizonte houve confronto entre manifestantes e a polícia nas imediações do estádio Mineirão, que havia sediado o jogo Taiti e Nigéria, pela Copa das Confederações.

Na capital federal, o protesto terminou no Congresso Nacional, que teve a rampa e o teto invadidos durante a manifestação. Alguns dos manifestantes tentaram invadir o prédio e foram contidos pela polícia. A capital gaúcha também registrou confronto entre a Brigada Militar e os integrantes do protesto.

 

A manifestação por melhorias no país levou milhares de pessoas às ruas de Londrina, no Norte do Paraná, na tarde desta segunda-feira (17). Às 17h30, um grupo já bastante grande e formado principalmente por jovens se concentrava em frente ao Cine Teatro Ouro Verde. O objetivo deles é mostrar apoio aos protestos realizados em todo o país nas últimas semanas.

 

Manifestantes fecham terminal de ônibus em Ponta Grossa

 

O terminal de transporte intra-municipal em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, ficou fechado por cerca de 30 minutos no início da noite desta segunda-feira (17) por conta da manifestação em prol do movimento nacional pelo passe livre. Neste momento, os manifestantes liberaram a saída dos ônibus, mas a entrada continua interditada. Os ônibus estão saindo do terminal sem passageiros e com as luzes internas apagadas.

 

Protesto em Foz do Iguaçu reúne 2 mil pessoas

 

Mais de 2 mil pessoas participaram nesta segunda-feira (17) do protesto contra o transporte coletivo em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Estudantes, trabalhadores e comerciantes engrossaram a manifestação que começou por volta das 17h30 em frente ao terminal central e se estendeu até o início da noite na Praça da Paz, ao lado da prefeitura, onde foi feita uma concentração.

 

Governador

 

Por meio do Twitter, o governador Beto Richa (PSDB) defendeu a ação da polícia. "Apenas evitamos invasão do Palácio Iguaçu, patrimônio de todos os paranaenses", publicou ele. Em outra mensagem, Richa atribuiu a tentativa de invasão a uma minoria. "Ação de 30 em meio a uma multidão que protestava pacificamente. Não podemos permitir depredação do patrimônio público".

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo