22/08/2023

Carli sente “no olhar e no sentimento” o interesse de franceses por Guarapuava

imagem-29953

O prefeito de Guarapuava, Luiz Fernando Ribas Carli, apresentou hoje, segunda-feira (05), um balanço da sua viagem à França. De acordo com ele, há 90% de chances de a cooperativa Limagrain se instalar no município. “Senti isso no olhar, no sentimento, nas perguntas e no entusiasmo dos franceses”, afirma Carli.

O prefeito se reuniu com representantes da cooperativa Limagrain em Clermont-Ferrand, no interior da França. Segundo Carli, o convite para sua viagem partiu dos franceses. “Eles estiveram quatro vezes em Guarapuava. A viagem foi muito proveitosa. Fomos convidados pela Guerra Limagrain, que têm sociedade na parte de sementes, e a Limagrain também tem interesse em investir na área de alimentos, também em parceria com o Grupo Guerra”, explica o prefeito.

Carli disse ainda que o governador Beto Richa também participou do encontro com os diretores da cooperativa francesa e pôs o Estado à disposição para as negociações para que os investimentos sejam efetivados em Guarapuava. “As negociações avançaram muito, principalmente no setor de embalagens biodegradáveis, ou seja, fabricar sacolas biodegradáveis, feitas de milho. A Limagrain tem a patente e a pesquisa e há o interesse de trazer essa indústria para o Brasil. Aproveitamos também que o Paraná, segundo o governador Beto Richa, será o primeiro Estado do Brasil a abolir o uso das sacolas plásticas e esse mercado de sacolas biodegradáveis vai se abrir muito”, enfatiza o prefeito.

Conforme Fernando Carli, em fevereiro estarão em Guarapuava 50 diretores e conselheiros da Limagrain. “Pelas conversações que tivemos lá, sentimos que a disposição deles é de fazer um investimento no Brasil. Temos 90% de certeza que durante essa visita deles em fevereiro no nosso município, há a possibilidade de ser feito o anuncio dos investimentos. Sentimos que eles querem fazer investimentos no Brasil. Não quero ser tão otimista, mas 90% da possibilidade, pelo olhar, pelo sentimento, pelas perguntas e pelo entusiasmo dos franceses, posso assegurar que eles virão para Guarapuava”, afirma Carli.

Em entrevista à Rádio Cultura, Fernando Carli disse ainda que sua viagem a França foi específica para visitar a Limagrain.”Fomos definidos para ela (visita à Limagrain). Não saímos a procura de outras empresas, tendo em vista que estamos mantendo contato há um ano e eles estiveram quatro vezes aqui. A iniciativa foi deles para que fossemos para lá. Foi cansativo, mas produtivo. Tenho convicção de que bons frutos virão para Guarapuava”, conclui o prefeito.

Luiz Fernando Ribas Carli se ausentou do município entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro, com autorização do Legislativo para a viagem para a França. O cargo de prefeito de Guarapuava foi ocupado interinamente pelo vice-prefeito Jorge Massaro.

Limagrain

A Limagrain tem vendas anuais de mais de 1,3 bilhão de euros e um quadro de 6 mil funcionários, em mais de 30 países, além de 84 estações de pesquisa. A empresa é a quarta maior do mundo na área de criação de grãos.
No Brasil, o grupo francês Limagrain tem uma parceria com empresa paranaense Sementes Guerra. A matriz da empresa no Brasil é no município de Pato Branco, no Sudoeste do estado. O grupo Limagrain tem como principal atividade o desenvolvimento e fornecimento de milho geneticamente modificado para o Brasil e América do Sul.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.