O colégio Estadual Visconde de Guarapuava está com as aulas presenciais suspensas. A decisão ocorreu na tarde de ontem (12), seguindo a Nota Orientativa nº 03/2021 – Sesa, após o colégio confirmar três casos de covid-19. Contudo, o Núcleo Regional de Educação (NRE) não informou se os casos envolvem alunos, professores ou servidores. Apenas informou que as confirmações ocorreram “entre pessoas que estavam em circulação dentro da Instituição, mantendo-se a identificação em confidencialidade”.
Assim, de acordo com o NRE, “a decisão oportuna de fechamento da escola atende a necessidade de prevenção e precaução da disseminação do vírus”. As aulas retornarão na segunda (23 de agosto), em respeito ao período de 10 dias de isolamento. “Desta forma o calendário escolar está garantido, no formato remoto – ou seja – , as aulas seguem acontecendo normalmente transmitidas via Meet”.
Conforme a assistente técnica do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Elizabete de Fátima Remes Harmuch, as aulas presencias no formato híbrido retornaram no dia 21 de Julho. Além disso, o retorno ocorreu seguindo todas as medidas de prevenção previstas no protocolo de Biossegurança da Instituição de Ensino, em conformidade com as orientações da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa).
Ainda segundo o Núcleo, vale ressaltar que todas as Instituições de Ensino, sejam elas públicas ou privadas, possuem Protocolo de Biossegurança. Além disso, possuem uma Comissão interna de biossegurança responsável por acompanhar, orientar e tomar decisões acerca de prevenção da contaminação do vírus.
FORMATO HÍBRIDO
Com o formato híbrido, o colégio estava atendendo presencialmente todas as turmas com número reduzido de alunos. Por turno, o número diário (aproximado) de alunos estava em 140 alunos divididos em 15 turmas no período da manhã. Já à tarde 160 alunos em 15 turmas . E por fim, à noite 30 alunos em cinco turmas.
De acordo com informações do Núcleo Regional de Educação, o colégio que oferece os ensinos fundamental e médio, tem 54 turmas e 1.395 estudantes. Dessas turmas, 20 só no ensino médio, com 773 estudantes matriculados. Já no ensino fundamental são 15 turmas, com 510 alunos.
Além disso, existem outras 19 turmas que integram atividades complementares e atendimentos educacionais especializados, totalizando 112 matriculados.
Leia outras notícias no Portal RSN.