Castramóvel vai esterilizar cães e gatos de rua em Guarapuava

Veículo adaptado para castração de cães e gatos foi viabilizado pelo vereado Marcelinho a partir de emenda parlamentar do ex-deputado Osmar Bertoldi

Castramóvel vai esterilizar cães e gatos de rua em Guarapuava e foi viabilizado pelo vereador Marcelinho (Foto: Ascom/Gabinete do vereador)

A crescente população de animais de rua poderá começar a deixar de ser um problema em Guarapuava. A expectativa é do vereador Marcelinho, responsável pela conquista de um veículo adaptado para a castração de cães e gatos.

O recurso no valor de R$ 113.600 para a aquisição é oriundo de uma emenda parlamentar viabilizada pelo vereador. Porém, é de autoria do então deputado federal Osmar Bertoldi.  “Só tenho a agradecer ao Bertoldi por destinar este valor para Guarapuava e também ao nosso prefeito, Cesar Silvestri Filho, por aplicar o recurso na aquisição do veículo, conforme o nosso pedido”.

De acordo com Marcelinho, que se diz defensor da causa animal, ele foi buscar uma maneira de contribuir para a redução de animais abandonados e que andam pelas ruas da cidade. Porém, a preocupação é também com cuidadores que não têm condições de arcar com as despesas de custeio.

“Muitos não podem fazer o procedimento em clínicas veterinárias.  Então o castramóvel público vai ser de grande importância. Além disso, poderemos conter a reprodução de cães e gatos abandonados e ter um maior controle sobre as zoonoses”.

O castramóvel é um veículo equipado para a esterilização de animais e ofertará o serviço de forma gratuita e já está na cidade. Uma clínica veterinária que será licitada ficará responsável pela prestação de serviço.

SUPERLOTAÇÃO

Os dois canis municipais estão com 230 animais: um com 100 e o outro com 130 animais. Entretanto a capacidade total de ambos é de 130 animais, sendo 80 no primeiro canil e 60 no segundo. De acordo com a coordenação desses dois espaços, são resgatados cerca de 60 animais por mês.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MOMENTO DELICADO

Setor de eventos busca interlocução com estado para voltar a trabalhar

SAÚDE

Hospital Regional de Guarapuava está com vagas de emprego em aberto

ESTÁ INDO EMBORA

Paraná está há 10 dias de encerrar situação de surto de sarampo

Comentários