A comunidade católica começa a celebrar os ritos que antecedem o Domingo de Páscoa. Neste fim de semana, por exemplo, há a Coleta Nacional da Solidariedade. Considerado como um “gesto concreto” da Campanha da Fraternidade, a coleta ocorre em todas as dioceses do País, neste fim de semana.
Já no ‘Domingo de Ramos, neste dia 13, há celebrações em todas as igrejas. Na Catedral Nossa Senhora de Belém, uma procissão vai começar às 9h seguindo de frente do Hospital São Vicente, no Centro da cidade, até a Catedral. Lá haverá a celebração de missa com a benção de plantas medicinais, levadas por fiéis. Essa é uma prática tradicional dos católicos.
De acordo com a Diocese de Guarapuava, nas celebrações ocorre a coleta solidária. Cada diocese destina 60% da arrecadação para o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS). Esse fundo existe em cada diocese e os recursos destinam-se a ações e projetos sociais diocesanos. Outros 40% são depositados por cada diocese ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). Os recursos são para ações e projetos sociais em âmbito nacional, regional e local, destinados pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Os Fundos de Solidariedade promovem a fraternidade entre as diversas regiões do Brasil, com o objetivo de promover a erradicação de vulnerabilidade e risco social.
Leia outras notícias no Portal RSN.