Católicos celebram hoje, Dia de Nossa Senhora da Fátima

Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Guarapuava completa 30 anos hoje, com terço e missa que serão transmitidos pelo facebook devido ao coronavírus

Católicos celebram hoje, Dia de Nossa Senhora da Fátima (Foto: Reprodução/Pixabay)

A Igreja católica celebra neste 13 de maio, o Dia de Nossa Senhora de Fátima. A Mãe de Jesus ganhou esse nome ao aparecer pela primeira vez em Fátima, Portugal. Foi no dia 13 de maio de 1917.

Assim, conforme o pároco da igreja erguida em homenagem à santa em Guarapuava, padre Thiago Grande, a aparição ocorreu para três crianças que cuidavam de ovelhas: Lúcia de 10 anos, Francisco de 7 anos e Jacinta de 9 anos.

(Imagem: Diocese de Guarapuava)

“Elas tiveram a revelação de Nossa Senhora de Fátima no momento em que cuidavam das ovelhas no campo. Na noite do mesmo dia, Jacinta contou para a mãe que tinha visto uma senhora muito linda que era a mãe de Jesus”.

(Foto: Gilson Boschiero)

A mensagem de Fátima apareceu nos meses seguintes até o mês de outubro, totalizando seis aparições. De acordo com o pároco, a principal mensagem que a santa trazia era que todas as famílias rezassem o terço.

“Além disso, que as crianças fizessem sacrifícios e penitência pela conversão do mundo e dos pecadores e para que Deus pudesse ajudar diante da guerra, das dificuldades”.

Santuário do Fátima em Portugal (Foto: Gilson Boschiero)

Conforme padre Thiago Grande, a mensagem de Fátima é muito atual até os dias de hoje e sempre esteve cercada de segredos. Aos poucos, a Igreja foi revelando os segredos e o pedido dela [Nossa Senhora de Fátima] era que se consagrasse o mundo, ao Imaculado Coração de Maria, mãe de Deus.

Além disso, que consagrasse a Rússia que vivia no regime comunista. E por fim, trazia também mensagem ao papa.

GUARAPUAVA

Em Guarapuava, a paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Primavera completa 30 anos hoje. Fazem parte da comunidade paroquial, 15 comunidades do interior. Hoje a paróquia transmite a partir das 15h, o terço, pelo Facebook. De acordo com o pároco, padre Thiago Grande, à noite haverá missa.

(Foto: Paróquia Nossa Senhora de Fátima)

“Será celebrada missa às 19h30. Entretanto apenas com a presença dos fieis, que não fazem parte do grupo de risco. E mesmo assim, mantendo todas as orientações de prevenção ao coronavírus. A celebração também será transmitida pela página da paróquia”.

(Foto: Paróquia Nossa Senhora de Fátima)

De acordo com o padre, como fieis sempre somos convidados a irmos até a Virgem Maria. “Mas hoje de fato, quem vai ao nosso encontro é a Mãe de Deus. Nesse tempo de pandemia, somos convidados a acolher a mensagem de Fátima, que pede oração, penitência e que oremos pela humanidade”.

Ainda conforme padre Thiago, “é hora de nos fortalecermos na fé e na esperança de que voltaremos as nossas atividades o mais breve possível com a graça de Deus”.

(Foto: Paróquia Nossa Senhora de Fátima)

Os pastores Francisco e Jacinta morreram poucos tempo depois das aparições. A Igreja canonizou os dois como santos em 2019.

PEREGRINAÇÃO

Fátima é um lugar de peregrinação mundial. Um local de experiência espiritual de milhares de devotos do mundo inteiro. Da mesma forma que o padre Thiago conheceu o santuário com um grupo de peregrinos em 2016, eu [Gilson] também estive em Fátima.

(Foto: Gilson Boschiero)

E gostaria de compartilhar com os leitores do Portal RSN, essa experiência. Ao chegar lá, uma força toma conta da gente, e é impossível para quem é cristão católico, não se emocionar. E não encontrei apenas católicos, mas cristãos de outras religiões pagando ‘promessas’ em agradecimento a graças recebidas.

(Foto: Gilson Boschiero)

O Santuário é muito grande. E logo ao lado, em um passeio de trenzinho, chega-se a vila onde moraram as crianças. As casas são de pedra, tem o pé direito muito baixo, e utensílios rústicos nos cômodos.

(Foto: Gilson Boschiero)

Isso demonstra a simplicidade em que se vivia naquela época, nesse vilarejo. Em seguida a pé, chegamos até a estrada e um bosque de oliveiras. Caminhando, encontramos uma capela erguida local onde ocorreu a primeira aparição às crianças.

(Foto: Gilson Boschiero)

Nesse momento conseguimos ‘ouvir’ o silêncio. Não tem como não se arrepiar e não se emocionar.

(Foto: Gilson Boschiero)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

NOVO BOLETIM

Guarapuava registra seis novos casos de covid-19 em 24h

NOVO PERÍODO

Paraná registra 1ª morte por dengue durante os últimos quinze dias

UTILIDADE PÚBLICA

Obras vão interditar a BR-277 no acesso para Guarapuava nesta quarta (23)

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com