22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Cavalgada abre festa no Dia da Padroeira de Guarapuava

Imagem de Nossa Senhora de Belém é carregada pelos ‘Tropeiros dos Campos’ até a catedral

PADROEIRA CAVALGADA

(Foto: Juliana Marcondes/Pascom Catedral)

Neste sábado (2), feriado da Padroeira de Guarapuava Nossa Senhora de Belém, as festividades começaram com cavalgada. A imagem da padroeira saiu às 9h do Parque de exposições Lacerda Werneck e foi carregada pelos ‘Tropeiros dos Campos’ até a catedral. A cavalgada já é tradição e um dos pontos altos da festa.

(Foto: Juliana Marcondes/Pascom Catedral)

A imagem de Nossa Senhora de Belém foi recepcionada pela comunidade na catedral, onde às 9h30 o bispo Dom Antônio Wagner e demais padres da diocese, celebraram missa solene com a benção de velas, seguida ao final pela procissão no entorno da praça 9 de dezembro.

De acordo com o pároco da catedral, padre Jean Patrik Soares, a organização da celebração ficou a cargo das equipes de liturgia, canto e pastorais. “Cerca de 60 pessoas estão envolvidas nos preparativos dessa grande festa religiosa”.

ALMOÇO

O almoço deste sábado (2) também vai ser especial. Desde ontem voluntários preparavam e temperavam a carnes para o churrasco. Segundo o padre Jean, este ano devotos da padroeira doaram 20 cabeças de gado.

(Foto: Padre Jean Patrik Soares)

Os 2.300 espetos (carne de boi) foram cedo para a churrasqueira. Uma equipe de 30 pessoas trabalham desde as primeiras horas na manhã, nos fundos do salão nobre. O churrasco custa R$ 35.

(Foto: Padre Jean Patrik Soares)

(Foto: Padre Jean Patrik Soares)

Também serão servidos carneiro e suíno com preços diferenciados. No total o almoço terá 5,5 toneladas de carne, com acompanhamentos (pães, saladas e maionese) vendidos separadamente. Após o almoço, haverá venda de pastel e bolo.

(Foto: Padre Jean Patrik Soares)

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.