O prefeito eleito Denilson Baitala (PL) está avançando na formação do secretariado. Mas enfrenta alguns desafios, especialmente na escolha para a Secretaria de Agricultura. Apesar da insistência em escolher um nome com forte vínculo com o setor do agronegócio, um nome está surgindo. Trata-se de Celso Doliveira, um médico veterinário com vasta experiência em agropecuária e reconhecido conhecimento hoje em agricultura familiar. Entretanto, ele disse ao blog que ainda não recebeu convite e que, portanto, trata-se de especulação. Ocorre que a fonte do blog faz parte da cúpula de Baitala. Celso é coordenador do Polo de Pesquisa do IDR-Paraná em Guarapuava, Celso tem um entendimento profundo da realidade local.
Em Guarapuava, a agricultura familiar representa a maior parte da produção rural. A cidade conta com mais de 3.400 propriedades rurais, sendo que 78% delas são de agricultores familiares. São eles os responsáveis por 75% da produção de alimentos que abastecem a população. Além disso, são 42 associações de produtores, comunidade quilombola e outras comunidades tradicionais.
Se o nome de Celso for confirmado, restam apenas duas secretarias a serem preenchidas: Habitação e Executiva. A Secretaria de Habitação, inicialmente cotada para o empresário Leonardo Mattos Leão, ainda não tem um nome definido, já que ele não figura mais entre os possíveis secretários. A Secretaria Executiva, que possui um papel político e exige um titular com habilidade para lidar com vereadores e a sociedade civil, também está sem definição. De acordo com informações, o prefeito eleito deve priorizar outras questões antes de tomar uma decisão sobre essa pasta.
Leia outras notícias no Portal RSN.