Celso Goes faz apelo para que guarapuavanos evitem UBS e UPAs

Em caso de febre muito alta e falta de respiração as pessoas devem ligar no 0800 642 0019, que começa a funcionar nesta sexta (20)

Celso Goes, diretor médico Jonilson Pires e a médica Regina Cruz (Foto: Ascom/Saúde)

O fluxo de pessoas em busca de atendimento médico nas unidades de saúde, em especial nas unidades de pronto atendimento (UPA’s) cresceu nos últimos dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a maioria, por receio do coronavírus.

Entretanto, embora não haja uma pesquisa sobre o percentual desse aumento, basta ir a uma dessas unidades para comprovar o volume de pessoas. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Celso Goes (Cidadania), as pessoas com sintomas gripais não devem procurar as UPAs.

Devemos preservar a rede atendimento de saúde para casos graves.

 

(Foto: Júnior Guimarães/RSN)

Por isso, segundo o secretário, pessoas com sintomas de gripe comum não devem confundir com a Covid-19. Agora, quem chegar de viagem do exterior e dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde já há transmissão comunitária do novo vírus, deve permanecer em isolamento domiciliar por sete dias, se não houver sintomas.

Assim, aqueles que chegam de viagem e apresentam febre e sintomas respiratórios devem fica em isolamento domiciliar por 14 dias. Porém, a primeira providência a ser tomada será entrar em contato com a Saúde pelo 0800 642 0019 (que entrará em vigor nesta sexta 20).

Portanto, antes de buscar uma unidade de saúde ou UPA, aqueles que estão com sintomas respiratórios agudos (falta de ar ou febre por mais de 24 horas) devem entrar em contato pelo mesmo 0800 642 0019. Conforme o secretário, uma equipe da Saúde irá até a casa do paciente para coletar material para exames e tomar as medidas necessárias.

Portanto, estamos pedindo encarecidamente para que as pessoas não vão às unidades básicas de saúde, nem às Upas, e nem aos hospitais. Precisamos evitar o colapso no sistema. Estamos pedindo que as pessoas fiquem em casa, evitem aglomerações, prezem pela higiene das mãos. Cuidem de seus idosos e seus familiares. Nos ajudem a conter a propagação do coronavírus. É para o bem de todos.

SERVIÇO

Está com sintomas da doença (falta de ar ou febre por mais de 24 horas?) A partir desta sexta (20), ligue no 0800 642 0019 e se informe. Não vá até as Unidades de Saúde nem aos hospitais. Você receberá atendimento domiciliar por equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

EM PINHÃO

Homem é preso após entrar escondido na casa da ex-mulher

NO MEIO DA PANDEMIA

PM acaba com aglomeração de pessoas e homem é preso

MAIS UMA VEZ

Pacote jogado por dois homens para dentro do Cadeião é apreendido

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com