A Anatel decidiu que celulares não-homologados sejam bloqueados em até 12 meses no Brasil. A agência reguladora acredita que isso possa ser uma solução tecnológica para coibir o uso de estações móveis não certificadas, ou seja, os celulares importados, principalmente os paraguaios, com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude não funcionarão no país.
Estima-se que, hoje, dezenas de milhões de unidades de modelos piratas estejam sendo utilizados no país. As operadoras deverão elaborar “possíveis critérios transitórios a serem implementados à base atual de usuários, de modo a minimizar os impactos sobre a população”. Então, se os xing-lings foram mesmo bloqueados em 2014, progressivamente vão surgir campanhas no Brasil para conscientizar a população sobre os riscos de utilizar um celular não-homologado.
A sigla IMEI significa “International Mobile Equipment Identity”, e é o número de identificação presente em cada telefone celular. Dentro da identificação consta um código que representa o modelo do aparelho, chamado de TAC. Os celulares piratas costumam usar IMEIs clonados para enganar as redes das operadoras.