22/08/2023
Geral

Celulares piratas serão desativados no país

Entrou em funcionamento há nove dias o plano da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das operadoras de telefonia móvel para acabar com a enxurrada de celulares falsificados que invadiram o Brasil. O Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (Siga) começou a rastrear aparelhos não homologados para coletar informações sobre suas atividades. Nos próximos meses, quando o banco de dados estiver robusto, os celulares poderão ser bloqueados.

A medida afeta eletrônicos não homologados/certificados pela Anatel que usam chip e se conectam às redes móveis das operadoras, incluindo tablets. Entretanto, a medida a ser tomada pela Anatel ainda não está clara para empresários do setor. A dúvida é se os aparelhos originais, comprados no exterior, vão ou não ser bloqueados.

Para evitar dores de cabeça, a Anatel disponibiliza um link em seu endereço eletrônico (www.anatel.gov.br) aos consumidores para que comprem os modelos que estão em dia com o órgão. Todos os aparelhos que receberam o aval são identificados com um selo na embalagem ou na bateria.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.