22/08/2023
Política

Cem dias de governo Cesar Filho: “chegamos ao momento de executar”

imagem-50833

Na véspera de completar 100 dias de governo, o prefeito de Guarapuava Cesar Filho (PPS)se mostra confiante no período que denomina de “fundamental para conhecimento da estrutura administrativa e para planejamento do governo como um todo”. Para ele, os 100 dias de governo, que são completados nesta quarta feira (10), também serviram para que a atual equipe administrativa tivesse um diagnóstico da realidade do Município. “Nesse período, todos os secretários se empenharam, se reuniram constantemente com sua equipe, buscaram conhecimento, informação e levantamento de toda a situação administrativa da Prefeitura. Com isso, estamos conseguindo concluir o Plano Plurianual (PPA) com 30 dias de antecedência. E tenho consciência e orgulho ao afirmar que neste governo os rumos da administração estão todos planejados. O PPA não é mais apenas uma formalidade, mas é uma ferramenta eficaz que vai ditar todo o andar da nossa administração. E todos os secretários tiveram papel fundamental nesse trabalho”, enfatizou o prefeito.

Para Cesar Filho, a marca de 100 dias deve ser vista como uma mudança na forma de administrar. “Agora nós deixamos de planejar e passamos a executar. O calendário de programas, projetos e obras está elaborado e é a partir dele que definiremos as ações a partir de agora. As macro ações estão prontas e a partir delas várias outras atividades serão executadas pela administração municipal. O PPA foi adequado ás nossas propostas e ao nosso Plano de Governo, ou seja, cerca de 99% do que projetamos para o Município de Guarapuava está contemplado no PPA”, afirmou o prefeito.

Com relação às prioridades administrativas, Cesar Filho é cauteloso, preferindo não citar um determinado setor, porém defende que todos os investimentos da administração municipal terão como pano de fundo a melhoria da qualidade de vida das famílias guarapuavanas, principalmente às de baixa renda. “Na Saúde vamos investir no atendimento básico, pois vai atender as pessoas próximo às suas casas. Hoje isso não acontece porque a estrutura nos bairros e vilas não atende a expectativa da população. Já iniciamos, através da Secretaria de Saúde, um planejamento de todo o setor, com o envolvimento dos profissionais, que estão se comprometendo efetivamente com um melhor atendimento à comunidade. Também ampliamos o horário de atendimento dos postos no Morro Alto, na Vila Carli, no Boqueirão e no Bonsucesso, que agora atendem a comunidade até às 21h00. Também temos o compromisso do governador com a construção do Centro de Especialidades, que deve iniciar ainda em 2013, e do Hospital Regional, obra prevista para o próximo ano, com investimentos do Estado de R$ 48 milhões. Isso graças ao nosso prestígio e ao prestígio do secretário Cezar Silvestri junto ao governo do Estado. Enfim, estamos aplicando uma política de Saúde Pública integrada, entre todos os pontos do Município, o que vai facilitar e agilizar o atendimento de qualidade”, destacou.

Cesar Filho também aponta o trabalho na atração de novos empreendimentos como essencial para a geração de emprego e renda para as famílias. “Em 100 dias, nós já recebemos o anuncio de investimentos no setor moveleiro, de um shopping e da área tecnológica. Esses empreendimentos, juntos, vão gerar mais de 1.600 empregos diretos. Agora, nossos esforços estão concentrados na qualificação de mão de obra. Para isso, iremos quadriplicar o número de cursos de qualificação, pois essas empresas estão gerando empregos com boas condições de trabalho, com oferta de planos de saúde e alimentação, além de todas as garantias trabalhistas asseguradas. Também estamos buscando melhorar a qualidade de vida das famílias de pequenos produtores rurais, que também estão incluídas no baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Por isso, o trabalho unificado entre as secretarias de Assistência Social, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente é fundamental para que isso ocorra. Para que o trabalho surta o efeito desejado, nós alteramos o Orçamento do Município para 2014, destinando mais recursos para esses setores. Para se ter uma idéia, hoje os recursos destinados para a Assistência Social e para a Saúde não cobrem sequer a folha de pagamento, pois estamos trabalhando com orçamento elaborado ainda em 2012. Já no nosso orçamento, de 2014, os investimentos serão reforçados para esses setores”, acrescentou o prefeito.

No setor esportivo, Cesar Filho cita o apoio a todas as modalidades como a base para a formação de atletas no próprio Município. “Nossos investimentos estão sendo priorizados para os ‘pratas da casa’. Temos potencial para desenvolver todos os setores esportivos. E isso já está ocorrendo. Estamos encontrando dificuldades no início do nosso mandato para a recuperação da estrutura esportiva, que ficou sucateada por falta de investimentos nos últimos anos. Mas já estamos viabilizando parcerias com o setor privado e com os governos estadual e federal para que possamos dar ótimas condições de treinamento e formação de atletas”, disse.

Como avaliação geral dos primeiros 100 dias de governo, Cesar Filho se mostra otimista e afirma que a administração está dentro do que foi proposto à comunidade. “Estamos muito confiantes com o nosso planejamento e, principalmente, com a perspectiva de execução do nosso Plano de Governo. Não tememos as críticas, pois todos estão entendendo nossa maneira de administrar. Nossa preocupação é, efetivamente, construir uma Guarapuava melhor para todos os guarapuavanos e estamos no caminho certo para isso”, concluiu o prefeito.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo