22/08/2023
Em Alta Guarapuava Política

Cenário político se agita com exonerações em pontos-chaves

Exonerações nas procuradorias gerais da Câmara de Vereadores e da Prefeitura marcam os últimos dias em Guarapuava

Orides Negrello Neto e Thieme Silvestri Neto (Foto montagem: Henrique Agliardi/RSN)

A dança das cadeiras em cargos de alto escalão da administração pública de Guarapuava agitou o meio político nos últimos dias. Duas exonerações em particular sinalizam possíveis focos de tensão e reacomodações de forças na política local. A primeira, a do procurador da Câmara de Vereadores, Orides Negrello Neto, e em seguida, da procuradora-geral do Município, Thieme Silvestri Netto. As saídas, embora distintas nas motivações aparentes, levantam questionamentos sobre a coesão interna dos poderes Legislativo e Executivo.

A primeira baixa, conforme os acontecimentos, veio da Câmara de Vereadores. O advogado Orides Negrello Neto pediu exoneração do cargo de procurador. Dias antes Orides concedeu entrevista concedida a impresso da cidade. Na publicação, o advogado discorria sobre uma das empresas dele na área da saúde. O que chama atenção é o fato de uma das empresas prestar serviço a órgãos públicos e um dos hospitais da cidade, conforme afirmou Orides ao jornal.

A publicação de Orides traz no bojo a oferta de prestação de serviço com base no ‘know-how’ da esposa dele, Maria Tereza Pelissari, no programa ‘Melhor em Casa’. Maria Tereza, coordenou o programa nas últimas administrações municipais.

Em uma rápida movimentação para conter a crise, o presidente da Mesa Executiva da Câmara, Pedro Moraes (MDB), nomeou interinamente uma advogada concursada para ocupar a vaga deixada por Neto. Cintia Barrocas assumiu a vaga do concursos recentemente vindo de Fortaleza/CE.

THIEME É EXONERADA

No âmbito do Executivo Municipal, a surpresa ficou por conta da exoneração da advogada Thieme Silvestri Neto do comando da Procuradoria-Geral do Município. A decisão formalizada em publicação no Diário Oficial de quinta (4), encontra-se assinada pelo prefeito Denilson Baitala.

No entanto, informações que circulam nos bastidores da política guarapuavana apontam para uma crescente “incompatibilidade” com a atual gestão de Baitala. A natureza desse desalinhamento ainda é alvo de especulações, mas a saída de uma peça considerada estratégica na assessoria jurídica do prefeito indica possíveis divergências internas.

A exoneração de Thieme Silvestri Netto ganha contornos políticos ainda mais relevantes ao se observar o ‘background familiar’. Ela é filha de Flavio Silvestri, diretor-presidente da Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava). Trata-se de uma das mais importantes empresas de economia mista do município. A nomeação de Silvestri para o cargo foi uma indicação direta da administração de Baitala, o que torna o desligamento de Thieme um evento politicamente delicado.

Até o momento, a prefeitura não anunciou quem assumirá a Procuradoria-Geral. A definição do novo nome será um indicativo importante dos rumos que o prefeito Denilson Baitala pretende dar à  assessoria jurídica e da capacidade de articulação política neste momento de instabilidade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.