22/08/2023
Guarapuava

Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro recebe "Ver-se Além do Tempo"

imagem-119636

Da Redação com assessoria de Scheyla Horst

Guarapuava – A exposição fotográfica “Ver-se Além do Tempo” acontece no Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro, em Guarapuava, entre os dias 6 e 15 de outubro de 2016. Trata-se do resultado de uma ação de extensão de mesmo nome realizada entre os meses de julho e setembro na Unicentro e que envolveu estudantes do curso de Comunicação Social/Jornalismo e participantes da Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade) numa interessante troca de conhecimentos entre gerações.

A finalidade do projeto é utilizar a câmera fotográfica como ferramenta para empoderar mulheres maduras e discutir temas como envelhecimento, autoestima, padrões de beleza, empatia e memória. Os assuntos foram debatidos em encontros semanais e, depois disso, os estudantes tiveram tempo para entrevistar as suas modelos com a finalidade de conhecê-las melhor. Então, realizaram os retratos-perfis, buscando mostrar a essência das mulheres através da escrita com a luz.

A exposição conta com 24 fotografias, sendo duas de cada participante da iniciativa. O projeto foi coordenado pelas jornalistas Maristela Scremin Valério e Scheyla Horst e acompanhado pela coordenadora da Unati, Maria Regina Vargas. “Em nossas ações na Unati, buscamos sempre manter a autoestima dos participantes elevada, o que é um desafio, pois o mundo apresenta a juventude como única possibilidade de ser feliz. Especialmente para as mulheres, a aparência madura ou senil pode significar ausência de beleza, o que é totalmente falso. O projeto objetivou e atingiu a meta de mostrar aos jovens e às idosas envolvidas que o envelhecimento é mais uma fase da vida, em que é possível desconstruir tabus e construir sonhos”, afirmou Maria Regina.

De acordo com Maristela, que também é professora colaboradora do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, no início do projeto as coordenadoras não imaginavam que os momentos de interação fossem ganhar tanta proporção, porém, o resultado das reuniões superaram as expectativas e os relatos de todos os integrantes comprovam isso. “Para os alunos, certamente um dos maiores benefícios foi pensar na humanização do trabalho jornalístico, que se dá pela empatia. Quando conseguiram vencer a timidez e entraram no mundo das idosas para fazer as fotos, deram um passo para refletir sobre o papel do fotojornalista enquanto um contador de histórias e guardião de memórias através da imagem”, ressaltou Maristela.

Na opinião da acadêmica Sandy Palczuk, os encontros derrubaram muitas ideias preconceituosas a respeito da terceira idade. “E o fato de termos contato direto com nossas maravilhosas modelos, tirando fotos delas, fez os nossos pensamentos mudarem de vez. Foi uma experiência muito bacana e ver o resultado final na exposição será ainda mais gratificante”, disse a estudante. No ponto de vista da participante da Unati, Leony Camargo, o projeto representa a valorização da beleza que existe na velhice e o sentimento é de gratidão por ter feito parte da proposta. “A fotografia eterniza o momento, a maquiagem valoriza a autoestima, o cuidado acalenta qualquer ser humano e falar de sonhos é se sentir viva”, opinou ela, que é uma das modelos da exposição.

A abertura da exposição está prevista para as 19h do dia 6 de outubro, próxima quinta feira.

SERVIÇO

O quê: Exposição "Ver-se Além do Tempo"

Quando: 6 a 15 de outubro de 2016.

Onde: Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro, na rua Marechal Floriano Peixoto, 1.399, Centro de Guarapuava

Mais informações na página do evento: www.facebook.com/events/1291146787574173/

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.