22/08/2023
Educação

Cerca de 200 internos do semi-aberto voltam às aulas

imagem-35166

Cerca de 200 internos retornaram as aulas no Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava.
As atividades do ano letivo iniciaram com a Semana Pedagógica, onde os professores do Ceebja Nova Visão receberam as orientações na área pedagógica e de segurança. O chefe da Divisão de Segurança do Crag, Marlon Piccioni proferiu palestra sobre o tema.

De acordo com o CRAG, cerca de 80% dos internos estão em sala de aula. Destes, são atendidos os de ensino fundamental e ensino médio dentro da unidade penal pelo Ceebja Nova Visão. Os demais podem participar de cursos de qualificação e graduação fora do Centro, desde que autorizados pela Vara de Execucão Penal (VEP).

Atualmente, algumas parcerias permitem cursos de qualificação profissional como: cursos básicos de Informática na Winner Formação Profissional, curso de Eletricista de Automóveis no SENAI, e curso de Educação Física da Faculdade Guairacá.

Para a servidora Marilza Stadler, do CRAG, responsável pelos trabalhos pedagógicos, “este trabalho envolve toda a unidade penal, equipe técnica, administrativa e de segurança, e por isso devem ser divulgadas, mostrando o trabalho que vem sendo feito no interior das penitenciárias e mostrando também que a sociedade esta engajada na ressocialização daqueles que um dia a prejudicaram, mas que agora acompanhados e motivados podem retribuir-lhe com bons feitos.”

De acordo com Mariza, em 2011, registros motivadores aconteceram no CRAG. Um dos internos, tinha apenas a 6ª série, e por meio do exame de suplência, concluiu todo o ensino fundamental em abril de 2011. Logo iniciou o ensino médio e participou do curso preparatório para o Enem, proporcionado dentro da própria penitenciária. Em novembro realizou as provas do ENEM E concluiu o ensino médio.”
.
“No próximo ENEM vou tirar uma nota mais alta, para ganhar uma bolsa na faculdade. Pretendo cursar Direito ou Medicina. Tenho em mente alguns projetos sociais, escolinha de futebol e aulas de capoeira e dança, para crianças do bairro que vou morar. Também assim que eu estiver em liberdade vou abrir minha loja de roupas (Skatista e Hip Hop),” diz o interno.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.