22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Cerca de 80 famílias ocupam área no Xarquinho

imagem-106561

Da Redação

Guarapuava – Cerca de 80 famílias sem teto ocuparam uma área de preservação ambiental, no bairro Xarquinho, em Guarapuava. Eles estão no local desde essa quinta (28). As pessoas se mantem na rua em frente a área, depois que a Secretaria Municipal de Habitação pediu que não construíssem barracas. “Ontem a gente limpou o terreno, colocamos veneno e hoje um funcionário da Habitação [Secretaria] esteve aqui e disse que era pra gente sair”, disse uma das lideranças da ocupação Juliano Raczkoviak à RedeSul de Notícias. Segundo Juliano, conhecido como “Polaco”, ele segue a orientação dada pelo funcionário municipal e está fazendo uma lista com números de documentos visando o cadastro. As pessoas, porém, reclamam que há anos estão na fila de espera. “Eu fiz o cadastro quando um dos meus filhos tinha sete anos de idade. Hoje ele já está com 28 e ainda moro em casa alugada. Sou assalariada: ou como ou pago aluguel”, disse Dona Rosana.  

O secretário municipal de Habitação, Flavio Alexandre encontra-se em viagem, mas falou pelo telefone com a RSN. “Há tempos atrás já retiramos famílias dessa mesma área, embora mais perto do rio Xarquinho. Sabemos que as pessoas estão com problemas, mas isso não justifica a invasão de áreas de proteção ambiental, como é o caso”. Segundo Flavio Alexandre, algumas dessas famílias devem ser contempladas com casas na próxima etapa do Residencial 2000.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.