O centro de Guarapuava já começa a entrar no clima de Natal. Além da decoração nas principais ruas, a Catedral Nossa Senhora de Belém volta a ser iluminada. Várias pessoas contratadas pela Rede – Companhia Forca e Luz do Oeste escalam a catedral para a colocação de 7 mil metros de cordão, o equivalente a 80 mil lâmpadas.
Com as luzes natalinas apagadas em 2010 o retorno da decoração está sendo possível pela parceria entre a Rede, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) e a Prefeitura. “A ACIG e a Prefeitura entraram com as lâmpadas e nós com a mão-de-obra especializada, incluindo equipe de rapel”, disse o gerente regional da Rede – Forca e Luz do Oeste, Dalessandro Luis Manfei à RSN.
A Catedral começou a ser iluminada para o Natal em 2005 quando a Eletrosul patrocinou o projeto “Natal de Luz” para decorar pontos turísticos de todas as regionais de concessionárias. Em 2006 a estatal enviou material de reposição e a Catedral voltou a ser iluminada.
De acordo com Dalessandro, em 2007 o projeto terminou. “O material vai se degradando e não tínhamos como recuperá-lo. Em 2008 a Catedral ficou sem a decoração natalina”. Em 2009 uma parceria entre a concessionária de energia elétrica em Guarapuava e a PIG (Penitenciária Industrial de Guarapuava) possibilitou que os internos recuperassem as lâmpadas, mas em 2010 a comunidade outra vez se ressente com a falta da decoração.
“Como o local se transformou num cartão-postal da cidade a própria população cobra essa decoração”, diz Dalessandro.
Foto enviada por Helio Oliveira, leitor da RSN