Cerimônia oficializa elevação da categoria dos Bombeiros de Guarapuava

A unidade local passará a comandar as ações de 24 municípios da região

Nesta terça (4), o 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Guarapuava recebeu oficialmente o título de Grupamento, que eleva a posição do batalhão à categoria mais alta a ser atingida por um quartel regional.

Hoje, em uma solenidade nas dependências do novo “12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava”, o comandante local Major Arlisson Sanches, contou que a conquista é resultado de um planejamento que vêm desde 2005 e que, com a elevação, o ano de 2019 será de grandes responsabilidades e desafios.

“A demanda agora é crescer de forma ordenada para suprir da melhor forma os municípios de abrangência. Os próximos passos são a construção de algumas estruturas e a aquisição de equipamentos e viaturas, apoiada pela Prefeitura de Guarapuava”, adiantou Sanches.

O Major Sanches agradeceu autoridades locais e estaduais pelo apoio ao longo do percurso até essa conquista (Foto: Amanda Pieta/RSN)

Em novembro, o decreto foi assinado pela governadora Cida Borghetti (PP), atendendo a reivindicação encaminhada pela deputada eleita, Cristina Silvestri (PPS). A unidade guarapuavana agora passará a atender 24 municípios da região, comandando ações de prevenção e combate à incêndios, buscas, atendimento pré-hospitalar, proteção e defesa civil. Com o aumento da demanda, a equipe deve ser ampliada, proporcionando a geração de novos empregos na área.

Outra novidade para o próximo ano é o Projeto Bombeiro Mirim, que será realizado na sede dos bombeiros localizada no Parque das Araucárias, onde as dependências estão recebendo melhorias estruturais. A ação é voltada ao público escolar do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

“Haverá uma formação em vias de desenvolver o respeito e noções de responsabilidade, além de uma educação ambiental, visando a consciência ecológica”, contextualizou o Major Sanches.

O coronel Edemilson de Barros, chefe estadual do Corpo de Bombeiros, também esteve presente na cerimônia de hoje e enfatizou a representatividade do batalhão de Guarapuava à nível estadual, destacando-a como uma das referências no Paraná.

“A elevação traz aumentos gradativos nas ações e aquisições da unidade local. Agora, ela passa de um status estrutural de comando de major para o de tenente coronel”, explica o coronel Barros.

O coronel Barros, chefe estadual do Corpo de Bombeiros, destacou a representatividade da unidade guarapuavana para o Paraná (Foto: Amanda Pieta/ RSN)

 

Relacionadas

ADOÇÃO

Casinhas de cães em calçadas de Guarapuava contam com suporte de lei municipal

ESPORTE

Guarapuavana representará o Paraná em etapa nacional de campeonato de laço

LAZER

Piscinas naturais no Jordão já estão liberadas ao público, em Guarapuava

Comentários