O deputado estadual Cesar Filho (PPS), candidato a prefeito pela coligação Aliança para o Progresso entende que a implantação do Hospital Universitário Regional representa mais avanços para Guarapuava se comparado ao sistema tradicional de unidades regionais. A proposta de Cesar Filho vai além das primeiras proposições que era apenas a implantação de um Hospital Regional.
Se o Hospital Regional atrai mais médicos e, consequentemente, mais pacientes, o Hospital Universitário atrairá médicos, pesquisadores que buscarão a prevenção e a cura para doenças, projetos de extensão e mais estudantes. Tudo isso demandará em necessidades de prestação de serviços, o que significará mais empregos renda; aquecerá o comércio e o mercado imobiliário, além de contribuir para a melhoria da qualidade do serviço de saúde oferecido à população de Guarapuava e de municípios da região. “Teremos mais recursos para pesquisas, mais serviços de especialidades que contemplem áreas que ainda não são atendidas em Guarapuava pelos hospitais São Vicente e Santa Tereza. Temos que pensar num projeto que some e não que venha concorrer e prejudicar as unidades já existentes”, ponderou.
De acordo com o candidato, a ofertas de novas modalidades de serviços especializados especialidades agrega valores. Ele cita como exemplo, a unidade de Oncologia que será sediada pelo Hospital São Vicente. “Essa luta deve ser descontaminada de questões políticas, tem que ser superior a isso para que a implantação do HU seja viabilizada e consolide Guarapuava como pólo de saúde”, defendeu durante a apresentação do Palno de Governo na reunião especial realizada pelos Rotarys em Guarapuava, na noite dessa quarta-feira (15).