O deputado estadual Cesar Filho (PPS) participou do lançamento do programa para recuperar e modernizar estradas rurais, lançado pelo governador Beto Richa nessa segunda-feira (12), no Palácio Iguaçu. O programa Patrulha do Campo irá repassar máquinas e equipamentos a consórcios de municípios para recuperação e modernização de estradas rurais. Trinta patrulhas, de um total de 60 que serão adquiridas pelo Estado até 2014, já estão à disposição das prefeituras.
Na solenidade realizada em Curitiba, três consórcios municipais firmaram convênios com o Estado, dois da região Noroeste e um do Centro-Oeste paranaense. Além de maquinário, o governo vai dar suporte às prefeituras na elaboração de projetos técnicos e de engenharia para a recuperação as estradas. Inicialmente, o programa atenderá cerca de 200 municípios, com o aporte de R$ 110 milhões.
Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes. Com o trabalho prévio de engenharia, o objetivo é reduzir os impactos ambientais e reduzir gastos futuros para conservação e manutenção das vias não pavimentadas.
Com cerca de 3,5 mil quilômetros de estradas rurais e cerca de três mil pequenas propriedades rurais e economia pautada também eplo agronegócio,, Guarapuava é um dos municípios contemplados com o Programa.
“Com essa parceria, o Governo do Estado assume parte das despesas para manutenção e melhorias das estradas rurais. Assim, nós garantimos o escoamento de nossa safra, a melhoria do transporte escolar e a fixação do homem ao campo”, disse o deputadoe prefeito eleito em Guarapuava, Cesar Filho ao lembrar que grande parte da economia de Guarapuava e região é proveniente da agropecuária.
O Programa será coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). As prefeituras devem se responsabilizar pelos operadores de máquinas. A Secretaria da Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) cedem os equipamentos e vão capacitar os operadores de máquinas. Também serão responsáveis pela elaboração dos projetos de readequação.
CONTEMPLADOS
Além de Guarapuava, outros municípios foram contemplados com o Programa e assinaram convênios com o Governo do Estado:
Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond, Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul, União da Vitória, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Cantagalo, Goioxim, Marquinho, Santa Maria do Oeste, Manoel Ribas, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Turvo, Arapuã, Ivaiporã, São João, Diamante do Sul, Guaraniaçu, Quedas do Iguaçu, Salto do Lontra, Chopinzinho e Laranjeiras do Sul.