O combate ao tráfico e ao consumo de drogas sempre foi uma das grandes preocupações do deputado estadual Cesar Filho. Como candidato a prefeito pela coligação “Aliança para o Progresso), Cesar Filho continua debatendo o tema com a população e sugerindo programas que podem contribuir para a recuperação de dependentes e prevenir contra o vício.
“O problema da dependência química é complexo, mas será combatido de forma ampla e multidisciplinar, envolvendo poder público, sociedade e igrejas católicas e evangélicas”, afirmou durante reunião com o candidato a vereador Guilherme Ortiz e membros da Comunidade Vida.
De acordo com Cesar Filho, o alto número de dependentes químicos em Guarapuava, é uma das situações mais preocupantes para os guarapuavanos. O candidato defendeu a soma de esforços para o combate às drogas. “Temos de empreender esforços coletivos e atuar em várias etapas, como, por exemplo, prevenção, repressão e terapia”, enumerou Cesar Filho. Em Guarapuava, segundo observou o candidato, as três comunidades terapêuticas existentes não suprem as necessidades do município. “Nesse processo, a parceria com todas as igrejas da cidade é fundamental, que podem oferecer apoio espiritual aos dependentes e familiares, ajudando na superação da dependência”.
Para o candidato a prefeito, medidas preventivas devem ser desenvolvidas paralelamente à recuperacão de quem já é dependente e ao combate ao tráfico. “O município, com apoio e parcerias, pode atuar na prevenção nas escolas, treinando professores para identificar possiveis problemas, também reforçar a repressão e, claro, tratar as pessoas que já enfrentam a dependência”, resumiu. Para Cesar Filho, porém, o apoio às famílias dos dependentes químicos tem ser também um trabalho paralelo.
A preocupacão do candidato com essa situacão não é de agora. Em 2011 como relator do Plano Plurianual do Governo do Estado, na Assembleia Legislatriva, o parlamentar incluiu no orçamento a instalação de um Centro de Tratamento de Álcool e Drogas (Cetrad). “Com esse centro, além de atuarmos de forma eficiente, seremos referência para região. O Cetrad deve ser instalado em Guarapuava no ano que vem”.
Na Assembleia Legislativa, Cesar Filho integra a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento de Políticas Públicas Antidrogas, bloco suprapartidário que visa à elaboração de uma agenda legislativa para discutir amplamente a questão da drogadição no Paraná.