22/08/2023
Cotidiano

Cesar Filho vistoria obras em creches e escolas

imagem-65170

O prefeito Cesar Silvestri Filho visitou durante manhã desta sexta-feira (10) as obras das novas creches, além das futuras instalações da Escola Municipal Antônio Lustosa. A visita também foi acompanhada pela secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, e do presidente da Surg, Fernando Damiani.

Ao todo serão 10 creches construídas com verbas do PAC 2 do Governo Federal, e que devem ser entregues ainda em 2014. Uma décima primeira unidade na Vila Colibri foi aprovada em dezembro de 2013, e entra em processo de licitação nos próximos meses.

“É a estrutura de um sonho. É o ideal”, afirmou a secretária Doraci, impressionada com a dimensão das construções, durante a visita as obras de uma das creches.

Seguindo os padrões do Proinfância do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), as creches terão mais de 1300m² de área construída, que serão ocupadas por blocos pedagógicos, administrativos, de serviços e multiusos.

Os espaços estarão preparado para atender 120 crianças em período integral, e devem empregar de 35 a 40 pessoas, entre educadores e funcionários.

“Essas unidades são as meninas dos nossos olhos. Elas atendem aquilo que nos temos como expectativa para dar o melhor para nossas crianças. Uma mãe que trabalha fora tem que ter a tranquilidade de saber que está deixando o seu filho em um lugar que ele será muito bem cuidado”, enfatiza a secretária.

Entre as obras, a creche do Jardim dos Américas é uma das que se encontra em estágio mais avançado, assim como Vila Rebouças, São Cristóvão, Planalto e Xarquinho, todas com entre 68% e 83% das obras concluídas. Após o edifício pronto, a verba para compra de mobiliário e equipamentos para as creches é liberada pelo Governo Federal.

Já no centro da cidade o prefeito acompanhou o andamento dos trabalhos no futuro Teatro-Escola. A idéia é que o espaço funcione articulado à Escola Municipal Antônio Lustosa, além de atender todas as demais instituições de ensino municipais, com atividades culturais de contraturno. Quanto à nova escola, a expectativa é que a fase final de licitação termine em um mês.

 O orçamento para a construção é de 6 milhões de reais, e a previsão é de que a primeira turma possa estar em sala em fevereiro de 2016. “São investimentos feitos integralmente com recursos do município, resultado do esforço financeiro que fizemos ao longo de 2013, economia que permite agora uma gestão plena sobre a execução do projeto”, reforça o prefeito.

Cesar aponta que o objetivo é tornar o local referência para os demais investimentos no campo da educação, e responde a um anseio da população que se estende há anos. “É um pleito de quase duas décadas da comunidade, foi prometida diversas vez, chegou a se fazer tapumes anunciando a escola. O tapume caiu, a escola não saiu. Ao longo de 2013, nos dedicamos a resolver o imbróglio jurídico da área e readequar o projeto existente para aquilo que queríamos. Não bastava construir mais uma escola, era necessário algo que representasse um novo paradigma de escola pública de qualidade”, afirma.

O prefeito também destaca que todas as escolas municipais devem passar por reformas nos próximos anos, como pintura, que já está em processo para licitação. Em 2014, seis instituições vão passar a ter quadra esportiva coberta, e outras três terão reformas e ampliações, estas totalizando quase um milhão de reais em investimentos. Outro objetivo para o ano é a busca de recursos para a construção de duas novas escolas, uma na Vila Colibri e outra no Jardim das Américas, junto ao CEU (Centro Unificado de Arte e Esporte) do Paz e Bem, também em construção.

 

 

Com Assessoria PMG

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.