O ex-secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e agora secretário de Estado do Governo do Paraná, deputado estadual Cezar Silvestri, defendeu durante seu discurso de posse realizado a instantes no Palácio do Governo, em Curitiba, a realização de estudos para a liberação da exigência das contrapartidas dos municípios para financiamentos estaduais. “A situação dos municípios está difícil, e temos recebido muitos pedidos dos prefeitos do todo o Estado, que estão sofrendo com a quebra da safra e com a queda de repasses constitucionais. Proponho um estudo para o fim da contrapartida, que será realizado e apresentado ao governador Beto Richa”, enfatizou o novo secretário de Governo.
Silvestri fez um rápido balanço da sua passagem na Sedu e destacou que até o final do ano a Secretaria terá cerca de R$ 500 milhões para investimentos. “Além disso, se tudo correr bem com a parcerias com o BRDE, com o BID e com o governo Federal, haverá cerca de R$ 1 bilhão para novos financiamentos aos municípios paranaenses para os anos de 2013 e 2014”, enfatizou.
Com relação à nova pasta que passa a ocupar em breve, tão logo seja aprovada a criação da Secretaria de Governo na Assembléia Legislativa do Paraná, Cezar Silvestri disse que um novo desafio a ser enfrentado na sua carreia pública de 26 anos. “Administrar é a arte de romper obstáculos. Tenho certeza que temos muitos obstáculos e desafios a romper, mas com a parceria dos demais secretários e com o apoio e com a confiança do governador Beto Richa, tenho certeza que conseguiremos atingir nossos objetivos”, acrescentou.
De acordo com o governador Beto Richa, a reestruturação das secretarias estaduais fazem parte do projeto de governo. “Não abro de pessoas competentes, de companheiros que tenham capacidade e que conheçam a realidade do nosso povo e da nossa gente. Essas mudanças têm como objetivo dinamizar ainda mais a nova administração. Poucas administrações paranaenses lançaram mão desse instrumento. Nossos secretários têm um compromisso com o povo do Paraná. Tenho certeza que essas mudanças são muito importantes para a continuidade do desenvolvimento do Paraná”, destacou o governador.
Durante a cerimônia, a Sedu passou a ser ocupada oficialmente por Carlos Massa Jr. o “Ratinho Jr.”, Cezar Silvestri foi nomeado para a Secretaria de Governo e Reinold Stephanes foi nomeado novo secretário chefe da Casa Civil.
A cerimônia contou com a presença dos demais secretários de Estado, deputados estaduais, deputados federais, prefeitos de todas as regiões do estado e diversas autoridades regionais.