Os eleitores agora contam com o serviço Tira-Dúvidas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pelo WhatsApp, os eleitores podem enviar as dúvidas. Desse modo, os conteúdos que ainda não estiverem verificados por organizações de checagem parceiras do TSE serão encaminhados para o grupo de checadores.
Assim, logo que a checagem esteja disponível, o TSE notifica os usuários diretamente pelo chatbot, no celular. A ferramenta de consulta de informações está no topo do menu das opções do assistente virtual do tribunal, visando garantir que os eleitores possam verificar de forma rápida e prática uma informação.
FUNCIONAMENTO
Para consultar se uma mensagem recebida é fato ou boato via chatbot, a pessoa interessada deve acessar o menu “Consulta de Informações” e enviar o assunto (texto, imagem, áudio, vídeo ou ‘link’) para receber imediatamente conteúdos verificados.
Do celular, para conversar com o assistente virtual, a pessoa deve adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos do ‘WhatsApp’ ou clicar no link. Em seguida, é só mandar uma mensagem para o Tira-Dúvidas e iniciar a conversa.
DENÚNCIAS
Se o eleitor receber alguma notícia falsa, ele pode denunciar pelo Sistema de Alerta de Desinformação, criado pelo TSE e em funcionamento desde junho de 2022. Essa ferramenta permite que os cidadãos comuniquem à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas. Bem como, notícias descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro. É possível também denunciar números de telefone suspeito de disparo de mensagens em massa.
O TSE repassa as denúncias ao Programa de Enfrentamento à Desinformação, para avaliação se elas representam violações aos termos de serviço. Conforme o tribunal, a medida garante a rápida contenção do impacto provocado pela disseminação desses conteúdos falsos na internet. O tribunal pode ainda encaminhar os relatos recebidos ao Ministério Público Eleitoral e demais autoridades. Para que assim, elas possam tomar medidas legais cabíveis.
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