O secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida disse em Guarapuava nesta terça-feira (02) que o Governo vai outorgar a descentralização do licenciamento e fiscalização ambiental em Guarapuava já na próxima semana. Cheida participou da abertura da Conferência Macrorregional do Meio Ambiente, ao lado do rpefeito prefeito Cesar Silvestri Filho entregou
“Guarapuava cumpriu os requisitos necessários, estabelecendo o fundo, a lei e o conselho, por isso tem todas as condições de realizar esse trabalho”, reforça Cheida ao referir-se à autorização para que o município passe a executar o trabalho que hoje é feito exclusivamente pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
Segundo o prefeito, a descentralização ambiental vai garantir mais agilidade e qualidade aos processos de fiscalização e fiscalização, além de permitir que o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) se dedique a questões mais complexas. “Guarapuava se preparou para este momento e vamos garantir que o trabalho seja realizado com eficiência”, afirma.
A Conferência Macrorregional do Meio Ambiente, promovida pela Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), com apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Guarapuava, está acontecendo no auditório da Faculdade Guarapuava. Representantes de 73 municípios, do IAP e Instituto das Águas participam do evento. Ao todo, serão cinco conferências macrorregionais no Paraná, durante os meses de julho e agosto. O objetivo é preparar os gestores municipais para as etapas estadual e nacional.
As conferências deste ano abordam a implementação da Lei 12.305/2010, que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos. São quatro eixos principais de discussão: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, criação de emprego e renda e educação ambiental. O prefeito destacou que Guarapuava está resgatando a política ambiental no município. “Entre as ações, estabelecemos a parceria com o Governo do Estado para o desenvolvimento do programa Parque Escola, o primeiro municipal do Paraná, e que já vem dando resultados. O Parque das Araucárias é um espaço que deve ser compartilhado por todos”, finaliza.
Com assessoria/Prefeitura de Guarapuava