sexta-feira, 11 de jul. de 2025
Agronegócio Guarapuava

Chuva dá trégua na colheita das safras

imagem-131141

Da Redação

Guarapuava – A chuva que cai sobre a região de Guarapuava e que deve ter continuidade até o final de semana, segundo previsões do Simepar, provoca uma trégua nas colheitas da soja e do milho. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), núcleo regional de Guarapuava e que abrange 12 municípios, o milho está com cerca de 85% da safra colhida, contra 70% da soja.

“A produção está sendo boa e deve se consolidar ao final da colheita”, diz o técnico Dirlei Manfio. Segundo ele, o milho cultivado atinge uma área de 70,7 mil hectares, com colheita prevista de 770 mil toneladas. “Esse potencial já está entre 8% a 9% do esperado”. De acordo com Manfio, a produtividade e o clima foi favorável aos agricultores, independente, do porte. “Essa safra terá em média 11 toneladas por hectare”.

Quando o assunto é soja, os 12 municípios que compõem o Escritório Regional da Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), somam 264 mil hectares plantados com previsão de colher 3.720 quilos por hectare, o equivalente a cerca de 150 sacas por alqueire. A projeção de colheita é de 982 mil toneladas.

RANKING ESTADUAL

O Deral estima que a produção de soja paranaense fique em cerca de 19,039 milhões de toneladas na safra 2016/2017. O volume é cerca de 15% superior às 16,5 milhões de toneladas colhidas na safra 2015/16. A produtividade das lavouras cresceu 16% para 60,5 sacas por hectares, devido às condições climáticas favoráveis.

Nesse cenário, Guarapuava, que é o maior produtor de soja da região, com cerca de 68 mil hectares plantados, responde por 5% da safra paranaense.

Ainda em relação à região da Seab, o município responde por 56% da área total cultiva, seguido pelo Candói (45 mil ha) e Pinhão (35 mil ha).

Já na cultura do milho, o município também lidera a região com mais de 50% da área total, com cerca de 20 mil hectares plantados, contra Candói e Prudentópolis que possuem 10 mil hectares cada um.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.