22/08/2023


Agronegócio Guarapuava

Chuva de granizo destrói hortas na Localidade de Lajeado Grande

O granizo também atingiu uma plantação de uva numa vinícola, porém, sem prejuízos. Mas estações meteorológicas desconhecem a intempérie

alface

Chuva de granizo cai sobre a Localidade de Lajeado Grande, em Guarapuava (Foto: Leitor/Portal RSN)

*Reportagem com vídeo. 

Uma chuva de granizo no horário do almoço desta quinta (10), em Guarapuava, destruiu hortas e danificou videiras numa vinícola local. De acordo com a agricultora familiar Juciane Nunes, ela encontrava-se na Feira do Produtor no bairro Santana no momento do granizo. “Saímos de casa por volta das 11h30. Em seguida, ali entre 12h e 13h meu filho ligou e mandou fotos da horta destruída pelas pedras”.

Conforme a agricultora, ela mora na localidade de Lajeado Grande , interior do Distrito de Entre Rios. “Somos dois agricultores ali e o meu vizinho também teve a horta atingida”. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Itacir Vezzaro, nessa localidade a plantação de videiras de uma vinícola também foi atingida. “Os troncos da planta foram atingidos. Mas como a plantação está na fase de poda, não prejudica muito”.

O que chamou a atenção, entretanto, é que motoristas que passavam pela PR-170 no momento da chuva fizeram vídeos do granizo. Muitas postagens ‘inundaram’ as redes sociais com imagens das pedras. A PR-170, ali na ponte sobre o Rio Jordão, ficou coberta de branco. Para checar as informações, o Portal RSN entrou em contato com a Secretaria de Estado da Agricultura, com a Fundação de Pesquisa Agropecuária da Agrária e com o Simepar. Todavia, nenhum desses órgãos confirmou a intempérie.

Mas para que haja prevenção contra prejuízos repentinos, Itacir Vezzaro dá dicas. Uma delas é cobrir a área com sombrite. Outra é contratar seguro. Confira alguns dos vídeos recebidos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo