Chuvas acima da média histórica marcam dezembro no PR

Em Guarapuava, onde a média história de chuvas no mês de dezembro é de 133, houve o registro de 294, 8 milímetros em 30 dias

Guarapuava teve um aumento de 121,6%  na média história de chuva no mês de dezembro (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

Os meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná divulgaram um balanço, onde fica comprovado o excesso de chuvas no Estado no mês de dezembro de 2020. Em Guarapuava, onde a média história de chuvas no mês de dezembro é de 133, houve o registro de 294,8 milímetros em 30 dias do mês. Isso representa um aumento de 121,6%.

Ainda de acordo com os especialistas em pontos do norte choveu um pouco menos. Em Londrina, por exemplo, choveu 138,8 milímetros, enquanto a média histórica é de 170,1. Outros destaques: Guaratuba – 481,6 milímetros e Cambará – 300 milímetros.

Além do avanço de várias frente fria pelo Oceano, o ingresso de um ar mais instável do Norte do Brasil também contribui para o desenvolvimento das áreas de instabilidade. Nesta época os temporais de verão são muito comuns. Com chuvas mais abundantes, houve recuperação dos níveis das barragens que abastecem a RMC, mas ainda longe do ideal. Em Curitiba choveu 151,8 milímetros, enquanto em Pinhais foram 159,2 milímetros.

TEMPERATURAS

O relatório aponta ainda que a anomalia de temperatura, tanto das mínimas quanto das máximas, ficou muito perto das normais climatológicas no Estado. O menor valor de temperatura observado ocorreu em General Carneiro: 8,9°C no dia 22 de dezembro. Já a maior temperatura do mês ocorreu em Guaraqueçaba: 38,3°C no dia 20.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

CONQUISTA

Bituruna, capital paranaense do vinho, busca a Indicação Geográfica (IG)

BOA NOTÍCIA

Guarapuava entra no segundo dia de vacinação contra a covid-19

TRAGÉDIA

Incêndio atinge instituto na Índia que fabrica vacina de Oxford

Comentários