22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Chuvas acima da média histórica marcam dezembro no PR

Em Guarapuava, onde a média história de chuvas no mês de dezembro é de 133, houve o registro de 294, 8 milímetros em 30 dias

chuva

Guarapuava teve um aumento de 121,6%  na média história de chuva no mês de dezembro (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

Os meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná divulgaram um balanço, onde fica comprovado o excesso de chuvas no Estado no mês de dezembro de 2020. Em Guarapuava, onde a média história de chuvas no mês de dezembro é de 133, houve o registro de 294,8 milímetros em 30 dias do mês. Isso representa um aumento de 121,6%.

Ainda de acordo com os especialistas em pontos do norte choveu um pouco menos. Em Londrina, por exemplo, choveu 138,8 milímetros, enquanto a média histórica é de 170,1. Outros destaques: Guaratuba – 481,6 milímetros e Cambará – 300 milímetros.

Além do avanço de várias frente fria pelo Oceano, o ingresso de um ar mais instável do Norte do Brasil também contribui para o desenvolvimento das áreas de instabilidade. Nesta época os temporais de verão são muito comuns. Com chuvas mais abundantes, houve recuperação dos níveis das barragens que abastecem a RMC, mas ainda longe do ideal. Em Curitiba choveu 151,8 milímetros, enquanto em Pinhais foram 159,2 milímetros.

TEMPERATURAS

O relatório aponta ainda que a anomalia de temperatura, tanto das mínimas quanto das máximas, ficou muito perto das normais climatológicas no Estado. O menor valor de temperatura observado ocorreu em General Carneiro: 8,9°C no dia 22 de dezembro. Já a maior temperatura do mês ocorreu em Guaraqueçaba: 38,3°C no dia 20.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.