O número de pessoas afetadas pelas chuvas intensas desta semana já chega a 102,6 mil, em 87 municípios paranaenses, conforme balanço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, divulgado neste sábado (29). Mais de 13,2 mil pessoas estão desalojadas (tiveram de sair de suas residências e estão abrigadas em casas de parentes e amigos) e 1,4 mil estão desabrigadas (permanecem em locais públicos ou comunitários).
Dezenas de famílias de União da Vitória foram retiradas de áreas próximas ao rio Iguaçu, que continua subindo. As famílias estão em espaços públicos e receberam da Defesa Civil cobertores e alimentos.
Sexta-feira (28), o governador Beto Richa assinou decreto estabelecendo situação de emergência em 59 municípios do Estado. A maioria sofre com inundações dos rios Ivaí, no Noroeste, e Iguaçu, na região Sul do Estado.
A Coordenadoria de Defesa Civil montou força-tarefa para apoiar, principalmente os municípios que decretaram situação de emergência. "Estamos com todas as equipes atuando nas regiões prioritárias", afirmou o coordenador da Defesa Civil e chefe da Casa Militar do Paraná, coronel Adilson Castilho Casitas.
Equipes da Defesa Civil e um helicóptero foram enviados ao interior para ajudar os municípios atendimento à população.
Também estão sendo enviados colchões, cobertores, roupas, material de limpeza, utensílios para cozinha e lona para a cobertura emergencial de residências danificadas. A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social faz levantamento da situação das famílias que precisam de abrigo, alimentos e outros suportes.
A Defesa Civil também mantém um monitoramento permanentemente junto ao Simepar e o Instituto das Águas para verificar a situação do clima e a elevação dos rios e prevenir qualquer desastre com a população. O Instituto das Águas irá disponibilizar serviço de desassoreamento de rios para os municípios prioritários.