22/08/2023


Geral

Chuvas: Prefeitura de Candói concentra esforços para recuperar estradas

imagem-55369

A Prefeitura de Candói ainda corre contra o tempo para recuperar as estradas rurais, bastante afetadas pelas chuvas das últimas semanas. De acordo com o prefeito Gelson Costa (PT),  a Secretaria Municipal de Obras já havia recuperado 80% das estradas. “Em consequência das chuvas o trabalho deverá ser refeito. Sem estradas todas as áreas são afetadas e, em especial, a Educação e a Agricultura”, enfatizou o prefeito.

 

A Secretaria de Educação também está tomando as devidas providências para que os alunos não sejam prejudicados, promovendo trabalhos para casa e recuperação de conteúdos. “Quero que a população saiba que estamos muito preocupados com esta situação, afinal a economia do nosso município está na mão dos nossos produtores e agricultores, no entanto tem se feito de tudo para agilizar o processo de recuperação nas estradas”, afirma Gelson Costa.

 

Na agricultura, a maior preocupação são os produtores de leite. “Estamos preocupados primeiro porque o leite é a sobrevivência de uma grande parcela de famílias de agricultores e segundo, porque com a queda na produção e na venda, automaticamente, teremos no futuro uma diminuição na arrecadação de impostos”, ressalta o prefeito.

 

As fortes chuvas não causaram problemas somente no município de Candói, mas em toda a região. Praticamente todos os municípios vizinhos estão na mesma situação. Laranjeiras do Sul e Rio Bonitotiveram que cancelar as aulas nas últimas semanas devido à falta de tráfego nas estradas rurais.

 

As previsões de chuvas continuam para os próximos dias e  a Prefeitura de Candói vem dando atenção para os pontos mais críticos e aonde os caminhões e maquinários conseguem chegar. Uma recuperação mais adequada somente será possível após uma semana de sol. O secretário municipal de Obras, Adilson Kruk, afirma que a preocupação é maior ainda devido à situação precária das máquinas, que recebeu a atual administração. “Temos poucos maquinários e não são suficientes para prestar um serviço de forma mais rápida e com qualidade à população,” diz o secretário de obras.

 

Um dos problemas para o setor de Obras, segundo Gelson da Costa, é o estado em qual a atual administração recebeu diversos equipamentos e maquinários sucateados. “A administração fará um levantamento geral e mais detalhado do patrimônio da Prefeitura”, afirmou o prefeito.

 

Confira a lista prévia sobre a situação do parque de máquinas:

 

– 14 Retro-Escavadeiras Usadas

06 trabalhando

                03para manutenção

05 Sucateadas

 

                – 15 Caminhões Usados

                02 caminhões pipa trabalhando

                01 caminhão comboio trabalhando

                01 caminhão prancha trabalhando

                03 caminhões (caçamba) toco trabalhando

                07 caminhões (caçamba) truck trabalhando

                01 caminhão com problemas mecânicos

 

                – 10 Motoniveladoras (patrola) Usadas

                07 trabalhando

                01 com problemas mecânicos

                02 sucateadas

 

                – 01 Escavadeira Hidráulica Usada

                Com problemas mecânicos

 

– 06 Rolos usadostrabalhando

 

Considerando as várias regiões administrativas do Município e aproximadamente 3 mil km de estrada rural, a Prefeitura afirma que é impossível atender toda a população de forma rápida e com qualidade com apenas esta frota de maquinários. Diante do problema, a administração municipal contratou horas máquinas para auxiliar nos trabalhos e participou do Consórcio de Máquinas composto pelos municípios de Reserva do Iguaçu, Pinhão, Guarapuava e Candói. O Consórcio já recebeu duas patrulhas compostas de 13 máquinas cada. A contratação de funcionários já está em andamento e nos próximos dias começam os trabalhos com as máquinas do consórcio.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo