O Programa Ciclo Paraná, que lançado nos próximos dias pelo Governo do Estado, ganhou o apoio da Frente Parlamentar da Mobilidade e de gestores municipais, nesta sexta-feira (27), na Assembleia Legislativa. O programa está sendo criado com cicloativistas, universidades e órgãos de governo, para nortear municípios no incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.
“Sou clicloativista há mais de dez anos e é muito bom ver que o clamor do nosso movimento está ganhando o apoio do poder público”, comemorou o vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo e coordenador do programa CicloVida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Carlos Belotto. Ele foi apoiado pelo presidente da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (Ciclo Iguaçu), Jorge Brand.
O Ciclo Paraná foi apresentado durante a audiência pública para subsidiar a elaboração dos Planos Diretores Municipais Cicloviários no estado. “Nosso estado já foi exemplo para tantos setores e temos que ser modelo em mobilidade sustentável também”, destacou a deputada federal Rosane Ferreira,
“Até 2015, todas as cidades com mais de 20 mil habitantes terão que apresentar seus planos municipais de mobilidade urbana, de acordo com a Política Nacional da Mobilidade Urbana. É preciso incluir a mobilidade urbana sustentável na agenda das cidades paranaenses”, enfatizou o deputado Rasca Rodrigues, que presidiu a audiência pública.
O evento teve a participação do Ministério das Cidades, Secretaria de Ciência e Tecnologia, UFPR, universidades estaduais, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Associação dos Municípios do Paraná e Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná, além de especialistas em mobilidade urbana sustentável, entre eles Antenor Pinheiro, da Comissão de Bicicletas da Associação Nacional de Transportes Públicos, André Soares, da União de Ciclistas do Brasil, Ricardo Corrêa, da TC Urbes, e Antônio Miranda, do Ippuc.
AÇÕES – O Governo do Paraná está aberto a parcerias e sugestões nas ações voltadas ao planejamento urbano, incentivo ao uso da bicicleta, a criação de rotas de cicloturismo para impulsionar a economia local e os atrativos naturais, campanhas de educação ambiental, carona solidária e educação para o trânsito.
O técnico da Secretaria do Meio Ambiente Vinício Bruni explicou que o programa envolve compromissos de órgãos estaduais. “A Secretaria do Meio Ambiente, por exemplo, iniciou as obras de adaptação de sua estrutura física. Estão sendo construídos bicicletários na área interna e externa, além de vestiários”. Outra ação do governo é inclusão de ciclovias em novas obras viárias e nos parques metropolitanos.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou nesta sexta-feira (27) seu bicicletário na sede, em Curitiba. A obra faz parte de um projeto interno chamado Ecociclo e integra o CicloParaná.
A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) está priorizando a construção de ciclovias em todos os projetos em execução, o que inclui as obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. Os cinco novos parques metropolitanos que serão criados em breve terão ciclovias. São eles: o Parque Palmital, em Pinhais, Parque Piraquara, Parque Itaqui, em São José dos Pinhais, Parque Metropolitano do Iguaçu, entre Curitiba e São José dos Pinhais, e Área de Interesse Especial do Rio Iguaçu, que prevê a ocupação das margens do Rio Iguaçu com áreas de lazer até a Lapa.
A Secretaria de Infraestrutura e Logística também está trabalhando na mesma linha. Os projetos de rodovias em áreas metropolitanas e travessias urbanas estão contemplando a construção de novas ciclovias. Entre os locais que terão ciclovias estão a Rodovia da Uva, a duplicação da PR-415, que liga Pinhais a Piraquara, a rodovia que liga Curitiba a Rio Branco do Sul, a duplicação da rodovia que liga Londrina a Cambé e a travessia de Tijucas do Sul. Apenas estes projetos vão somar 58 quilômetros de novas ciclovias.