Da redação – Vários e-mails estão sendo encaminhados à Rede Sul de Notícias por pessoas de Guarapuava que procuram a vacina contra a nova gripe (H1N1) nas unidades de saúde do município e que estão voltando para casa sem serem imunizados.
Na quarta-feira (2), último dia da campanha, Fabio Lacerda Cunha disse que foi até o Centro Integrado de Saúde no Bairro Morro Alto pra vacinar a filha com 4 anos de idade. "Chegando lá eu e mais 3 ou 4 famílias fomos informados que não tinha mais vacina. As atendentes disseram que não sabiam em quais postos ainda havia doses da vacina. Fomosaté o Posto de Saúde da Vila Santana e chegando lá, adivinhem só: fomos informados, novamente, que não tinha mais a vacina e que era pra voltarmos depois das 13 horas. Três famílias já estaval lá esperando atendimento", disse Fabio. "Fui então até a Urgência Municipal sendo informado que lá não se aplicam vacinas e que não sabiam onde ainda tinha tal vacina."
Cansado de esperar e sabendo que a filha tinha que ser imunizada Fabio contou que retornou ao posto no Bairro Santana. "Voltando lá, por volta das 14 horas, após ficar uns 15 minutos na fila minha filha foi vacinada, mas notei que o isopor o qual continha as vacinas estava quase vazio e perguntei as enfermeiras se ainda tinha bastante dose e elas disseram que estava acabando. Refletindo em casa, lembrei que há vários dias estavam anunciando que as metas não estavam sendo cumpridas, ou seja, se as metas não foram cumpridas como é que não tinha mais vacinas na cidade? fiquei sabendo que muitas pessoas foram aos Postos de Saúde para se vacinarem e também a seus filhos e não tinha mais nenhuma dose."
Situação semelhante a de Fabio foi enfrentada por Maria da Conceição Veiga na unidade de saúde do Bairro Bonsucesso. "O governo pede que a gente vá se vacinar. Mas o que vamos fazer se chegamos nos postos de saúde e não existem vacinas? Fui lá umas três vezes e voltei sem ser vacinada porque me disseram que a vacina estava em falta", afirma.
CAMPANHA CONTINUA
A Secretaria Municipal de Saúde avisa pelo site da Prefeitura que partir desta segunda-feira 7), até a sexta-feira (11), a vacina contra a Gripe A (H1N1) continuará disponível nos postos de saúde municipais para crianças de seis meses a menos de cinco anos, gestantes, e adultos com idade entre 30 e 39 anos. A vacinação continua somente para esses grupos conforme orientações do Ministério da Saúde. Para os outros grupos populacionais a vacinação está encerrada.
Em Guarapuava, até a quarta feira (2), segundo o site oficial, foram aplicadas mais de 79 mil doses da vacina, com coberturas acima dos 80% em praticamente todos os grupos a serem vacinados. Os portadores de doenças crônicas, as crianças de 6 meses a 2 anos (primeira dose) e os profissionais de saúde, alcançaram ou ultrapassaram os 100%.
As crianças de 6 meses a 2 anos devem receber uma segunda dose vacinal, após 30 dias da primeira dose, ou com intervalo mínimo de 21 dias. “Isto se deve ao fato de que o sistema imunológico das crianças é diferente daquele do adulto”, explicou o médico Fernando Pedrotti, Diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava.