22/08/2023
Cotidiano

“Cidade das Cerejeiras” planta mudas no Cemei da Vila Carli

imagem-78419

Da redação, com assessoria – editado por Cristina Esteche

O projeto “Guarapuava: Cidade das Cerejeiras” ganha o apoio da administração municipal. Depois da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) que plantou 100 mudas da árvore ornamental, chegou a vez do Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil), na Vila Carli, receber as mudas. 

Idealizado pela empresária Kátia Burko, o projeto visa dotar Guarapuava com a árvore que chama a atenção das pessoas durante o inverno. As mudas são doadas por voluntários do projeto.

Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, iniciativas como de Kátia Burko devem ser incentivadas. “A iniciativa do Projeto das Cerejeiras é muito bem vinda em nossa cidade. Precisamos de atitudes como essas para promover as belezas naturais de nossa terra e incentivar o turismo em toda região. Vamos colaborar em todos os aspectos para que Guarapuava seja referência como a Cidade das Cerejeiras”, disse o prefeito.

De acordo com a colaboradora da campanha, Margarida Andrade, o apoio da prefeitura vai abrir as portas dos Cmeis e escolas e proporcionar uma conscientização ambiental nas crianças, que serão educadas para valorizar e respeitar a natureza.

As mudas oferecidas à comunidade estão sendo doadas por amigos do projeto que acabam se tornando os padrinhos dos locais onde foram feitas as entregas. “Plantar árvores é pensar na natureza e hoje as crianças estão assumindo um compromisso de proteger e cuidar de todas as mudas de cerejeiras”, comenta a madrinha Rosane Karam, que doou seis mudas para o Cmei da Vila Carli.

A aluna Eloisa Pedroso, de 4 anos, colocou a mão na terra e ajudou no plantio da muda, ansiosa para apreciar as flores: “Gostei muito de ajudar e quero que ela cresça logo”. Para a diretora do Cmei Vila Carli, Janice Salateski Mierzva, é interessante mostrar para os alunos que, além das cerejeiras embelezarem o Cmei, vão proporcionar ar puro e sombra para todos. “É bom que os pequenos saibam a importância do plantio e também da preservação das árvores. Eles se sentem motivados e na expectativa de ver as flores que crescerão em cada árvore”, destaca

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.