22/08/2023
Esportes

Cidade recebe pela 1ª vez o rali de velocidade; prova inicia às 8h30

imagem-8952

Guarapuava estreia como sede no mundo cross country neste sábado (26), e em sua primeira participação já pode escrever um capítulo importante na disputa pelo título da temporada 2009 do rali de velocidade Mitsubishi Cup Sudeste. “Foram quase dez anos de trabalho para conseguir trazer uma etapa do Mitsubishi Cup para Guarapuava. Essa é uma das mais importantes competições de rally do Brasil. Sem dúvida será uma prova que colocará Guarapuava em evidência no cenário off Road”, destacou o piloto e empresário Roque Veviurka.
A etapa acontece na Fazenda Limoeiro (propriedade da Santa Maria), localizada no município de Candói, e conta com excelentes condições topográficas e de segurança para a realização da Mitsubishi Cup. Coberta com culturas de trigo e aveia, recortada por estradinhas com excelente qualidade de piso em terra batida, sinuosas e largas e com uma topografia suave, o local oferecerá uma pista de pilotagem prazerosa, divertida e muito segura. Outro diferencial desta prova são alguns trechos dentro da plantação de aveia que está com 1 metro de altura, criando uma sensação maior de velocidade. No total a pista terá aproximadamente 32 km de extensão. O acesso à Fazenda Limoeiro se dá pela BR 277 e está a 40 km de Guarapuava no sentido de Cascavel.
A competição, que chega a cidade após quatro etapas realizadas, em Ribeirão Preto , São Carlos, Penha (SC) e Poços de Caldas, mantém em aberto as esperanças dos grandes competidores de cada categoria: L200 Triton RS, L200 RS e Pajero TR4 R , em vencer o campeonato Sudeste.
“Estamos nos últimos metros, faltam duas etapas e temos de manter o ritmo forte até o fim”, afirma o piloto Christian Baumgart, que lidera na categoria L200 TRITON RS ao lado do navegador Beco Andreotti, com 128 pontos.
A categoria L200 Triton RS tem se mostrado um show desde o início do ano, contando com a participação de pilotos de renome internacional como Ingo Hoffmann e Reinaldo Varela, Adriano Leão, entre outros.

A disputa vai esquentar na categoria L200 RS, a mais equilibrada até aqui. A dupla mineira Ângelo Guazelli e Carlos Brites mantém a ponta, com 126 pontos, apenas dois de vantagem para Juliano Diener e Vitor Muench, dupla de São Bento do Sul (SC).

“O forte nível da categoria garante o equilíbrio e a emoção, que deverão ser mantidos até a última etapa. Por isso, errar agora é se afastar do titulo”, comenta Ângelo, que terminou em segundo na última etapa, em Poços de Caldas (MG).
Depois de perder a hegemonia de vitórias em 2009 na última etapa, a dupla Sergio Gugelmin e Ivo Renato, de Lages (SC), lamenta. “Não fomos tão bem na última etapa, agora vamos preparados para a superação”, afirma Gugelmin, que busca retomar a liderança na classificação geral na categoria Pajero TR4R, hoje encabeçada pelos catarinenses Willians Dums e Jorge Peters, com 132 pontos.
No total, a Mitsubishi Cup distribuirá durante o ano R$ 400.000,00 em dinheiro, troféus e prêmios especiais em cada etapa.

Programação
Na sexta-feira (25), foi realizada a vistoria técnica dos carros. A primeira largada da prova está marcada para as 8h30, na pista montada na Fazenda Limoeiro, na BR-277, km 391, após a praça de pedágio – Candói. A segunda e terceira largadas acontecem às 11 horas e 13h30, respectivamente.
Almoço e premiação a partir das 14h30 no Pharol.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.