22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Região Saúde

Cinco vagas do Mais Médicos ainda estão abertas na região de Guarapuava

Prazo para profissionais com registro no país se apresentarem nos municípios termina nesta quinta (10)

UBS- candói

Três municípios da região de Guarapuava ainda estão com cinco vagas abertas para receber profissionais do programa federal Mais Médicos. Segundo informações apuradas pelo Portal RSN junto as assessorias, em Prudentópolis, as duas vagas ofertadas pelo programa ainda não foram preenchidas. Em Candói, o número de vagas ofertadas é o mesmo e a população ainda aguarda a apresentação dos profissionais. Já em Pinhão, das quatro vagas disponibilizadas, após duas desistências, três foram ocupadas e, agora, o quarto profissional deve se apresentar.

Médicos atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios da região (Foto: Ascom/Prefeitura de Candói)

Os municípios da região que já preencheram todas as vagas ofertadas são Turvo, com um profissional, e Guarapuava, que possuía 13 vagas mas, segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), recebeu 14 médicos, sendo um deles oriundo de transferência de outra cidade.

Para preencher as vagas ainda abertas, os profissionais com registro no país tem até esta quinta feira (10) para se apresentarem nos municípios que se inscreveram e assumirem os novos postos.

De acordo com o Ministério da Saúde, ao término do prazo de apresentação, a pasta realizará um novo balanço das vagas. Na sequência, as oportunidades que não forem ocupadas serão recoladas no sistema, para que outros profissionais tenham chance de escolhê-las.

A próxima chamada do Programa Mais Médicos com as vagas remanescentes ocorrerá nos dias 23 e 24 de janeiro, para profissionais brasileiros formados no exterior. Já nos dias 30 e 31 de janeiro, os médicos estrangeiros terão acesso ao sistema para optarem pelas localidades com vagas em aberto.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.