‘Circuito Arte Viva’ começa hoje (6) e arrecada doações para artistas

As doações podem ser feitas pelo QR Code no decorrer da transmissão e também pela conta bancária disponibilizada durante as apresentações

‘Circuito Arte Viva’ começa hoje (6) e arrecada doações para artistas (Imagem: Divulgação)

O Circuito Arte Viva começa hoje (6) em Guarapuava. Organizado pela Felchak Produções, Coletivo Movement, Sintonia Hip Hop e Incesarte, o projeto independente é feito de artistas para artistas e visa fomentar a pluralidade do meio no município. É possível acompanhar o projeto a partir das 19h no canal do Youtube.

A ação será on-line, vai durar três dias e conta com apresentações de poesia, música, dança, artes visuais, painéis e teatro. De acordo com o Coletivo Movement, o período de isolamento social está salientando a vulnerabilidade do cenário cultural brasileiro. “A arte precisa ser compreendida não só pelo artista, mas por todos, nas várias camadas sociais que estamos inseridos, compreendendo a significação transformadora, educacional, política e transgressora”.

RESISTÊNCIA

Em meio a um cenário de dificuldades, a jovem artista Marcella Perbiche aponta que o circuito é como um grito de esperança que cria afetos e proximidades em tempos de distanciamento. “Ele nos mostra que a arte sempre irá resistir e existir, ela vem de nós e continuará viva conosco. Sendo assim, vejo esse movimento cultural como resistência, artistas unidos mostrando força e potência do existir como coletivo. Minha maior alegria é ser acolhida para apresentar em uma atividade cultural para artistas locais de Guarapuava”.

Marcela não nasceu no município, mas diz que foi criada e nascida como artista neste lugar. De acordo com ela, o agradecimento é eterno, principalmente pela oportunidade de resistir ao lado de grandes artistas.

Aqui tive meu primeiro contato com o teatro, meu ninho, para onde quero levar minha arte e é muito bom receber esse abraço, ser reconhecida como parte de um todo e poder estar ao lado de minhas amigas e amigos artistas e das minhas maiores e primeiras mestras, das quais sou tão fã.

Para Duda Dalzoto, artista natural de Guarapuava, o movimento é muito importante, principalmente neste momento de pandemia em que todos estão rodeados de incertezas. “Acho ótimo a gente fazer esta movimentação. Mesmo on-line a gente pode se conhecer, conhecer coisas da nossa cidade que nunca tivemos contato. Parabenizo os organizadores por esta movimentação. Têm muita gente linda e talentosa, estou muito animada. Além disso, tenho um carinho imenso pelos artistas guarapuavanos”.

O Dj Guarapuavano Mazepa também é um dos participantes do circuito e comenta que esta é uma forma de incentivar a arte local. “Estou bem feliz de participar, são muitas linguagens envolvidas. São muitos artistas bons e boa arte. É hora de apoiar a cena”. Confira o depoimento na íntegra.

ARTE VIVA GUARAPUAVA

O Arte Viva é um movimento artístico que resgata a essência das plurais expressões culturais sobreviventes. Democratizando e descentralizando as diversas linguagens culturais e colocando no palco a voz, o corpo, o grito, a história, a vida: arte vive!

Assim, a transmissão estará aberta a doações em dinheiro ou de cestas básicas que vão ser distribuídas para o artistas que se apresentarem no dia. As doações podem ser feitas pelo QR Code no decorrer da transmissão e também pela conta bancária disponibilizada durante as apresentações.

Para os organizadores do circuito, é uma maneira de manter os artistas fortes em um momento de insegurança. Entre os que vão se apresentar está o Mirra e Raissa Fayet.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

COVID-19

Dois casos de covid-19 foram confirmados em Guarapuava neste domingo

SETEMBRO AMARELO

Pandemia reforça novos cuidados com a saúde mental

DIA DA ÁRVORE

Instituto Água e Terra desenvolve ação para o Dia da Árvore

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com