domingo, 30 de mar. de 2025
Em Alta Região Saúde

CIS 5ª Regional propõe Samu aéreo em Guarapuava

Guarapuava é o principal polo de saúde da Região, atendendo uma população superior a 500 mil pessoas, oriundas de dezenas de municípios

CIS 5ª Regional propõe Samu aéreo em Guarapuava (Foto: divulgação)

A instalação de uma base do Samu Aéreo com sede em Guarapuava foi pauta prioritária levada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da 5ª Regional (CIS), André Júnior de Paula. Em audiência com o secretário Beto Preto, nesta terça (25), André esteve acompanhado pelos prefeitos Eder da Balsa (Goioxim), Juninho (Marquinho), Francisco Clei (Foz do Jordão), Denilson Baitala (Guarapuava) e pelo deputado Artagão Junior. Todos  reforçaram a urgência da medida.

Prefeitos e deputado Artagão Filho na Sesa (Foto: divulgação)

De acordo com André, que também é prefeito de Campina do Simão, a justificativa é clara e inquestionável. “Guarapuava é o principal polo de saúde da região, atendendo uma população superior a 500 mil pessoas, oriundas de dezenas de municípios”. A localização estratégica da cidade, entre Curitiba e Foz do Iguaçu, reforça o papel como centro de referência. No entanto, esse potencial esbarra em um gargalo histórico: a precariedade da malha viária.

Temos cidades a mais de 150 quilômetros de Guarapuava, com estradas em más condições. Quando um paciente precisa de atendimento imediato, cada minuto conta. E, nessas distâncias, o tempo pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Como exemplo, ele cita Laranjal, a 170 quilômetros de distância. Conforme o presidente, trajeto que, em casos graves, poderia ser percorrido em minutos por uma aeronave equipada.

André também ressaltou que muitos dos municípios atendidos pela 5ª Regional apresentam alguns dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná. Isso significa que a população da região, além de estar distante dos grandes centros, enfrenta condições sociais mais vulneráveis. “Fator que agrava a necessidade de um suporte emergencial rápido e eficaz”.

Para o prefeito de Goioxim, Eder da Balsa, a base aérea do Samu em Guarapuava representa mais do que logística: trata-se de justiça social, de garantir acesso equitativo à saúde de qualidade, mesmo para quem vive longe dos grandes centros urbanos. “Essa é uma demanda técnica, estratégica e sobretudo humana. Estamos falando de salvar vidas”.

ÔNIBUS

De acordo com o presidente do CIS 5ª Regional, Andre Junior de Paula, o secretário Beto Preto abriu a possibilidade de estudar a viabilidade da solicitação. “Não saímos de lá com as mãos vazias. Gnhamos um ônibus para o transporte de pacientes do Consórcio”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.